Revisão de conteúdos II


         Prece inicial

         Quanto se aproxima o término de mais um ano de evangelização, costumamos fazer uma aula em que seja possível recapitular os conteúdos estudados durante o ano. Segue abaixo a explicação de uma técnica que utilizamos.

         Técnica 1: colocamos várias perguntas referentes ao conteúdo estudado durante o ano em uma caixinha. Pedimos que os evangelizandos sentassem em círculo. Colocamos músicas que eles cantam na evangelização e pedimos para que eles passassem a caixinha um para o outro. Quando a música parasse, aquele evangelizando que estivesse com a caixinha deveria tirar uma pergunta e ler e tentar responder, se não conseguisse o colega da direita teria a preferência. Todos puderam participar e a aula foi bem divertida. Levamos balas e pirulitos e quem tirava a pergunta e quem respondia (pois poderia ser outra criança), ganhava um “prêmio”. O evangelizador pode complementar as respostas, explorando cada tema, de acordo com o tempo disponível para a aula.

         Técnica 2: para sortear as perguntas, pode-se utilizar um método diferente: cada evangelizando recebe um papel com um número (ou mais de um número, se as perguntas forem em número maior que o número de crianças); o evangelizador sorteia de uma caixinha as perguntas que devem ser respondidas pelas crianças. Cada pergunta terá um número (igual aos números que foram distribuídos aos evangelizandos). Assim, ao sortear a pergunta número 6, a criança que recebeu o papel com o número 6 responderá a pergunta. Se acertar, ganha uma bala; se não souber responder, a criança que tiver o número seguinte (número 7, neste exemplo), terá a chance de responder a pergunta e ganhar uma bala. A brincadeira segue até que todas as perguntas tenham sido respondidas.

         Obs.: mesmo que o evangelizando não responda corretamente ou não saiba a resposta, deve receber o prêmio, para que não existam constrangimentos e ele se sinta incentivado a participar da atividade.

         Para encerrar a atividade o evangelizador poderá perguntar o que eles aprenderam naquele ano que mais lhe chamou a atenção ou o que consideraram mais importante para sua vida.

         Clique aqui para ver as perguntas que utilizamos, com sugestões de respostas.

         Clique aqui para imprimir apenas as perguntas.

         Prece de encerramento

         Sugestão: as perguntas foram elaboradas com base no conteúdo estudado no segundo ciclo. A técnica, porém, poderá ser aplicada a partir do primeiro ciclo, utilizando o currículo correspondente.


         

[Aulas]    |    [Imprimir]