Respeito ao semelhante

Respeito ao nosso colega – ele é muito importante para a nossa evolução!


          Objetivos: Deus é o Criador de todas as coisas; dos animais, das plantas, do Sol, da Terra, das águas e dos seres humanos. Somos, portanto, parte da Sua criação e devemos ter respeito e consideração por toda a Sua obra, assim devemos respeitar nossos semelhantes, pois além de eles serem parte da criação, tornam nossas vidas mais alegres e divertidas.

          Prece inicial

          Primeiro momento: dinâmica da maçã - deixar em cima da mesa duas maçãs (uma bem vermelhinha e outra nem tanto – podendo ser até verde – pode ser mais que duas maçãs, depende do número de alunos). As crianças podem cheirar, segurar, sentir as maçãs. Após todos terem essa experiência, a evangelizadora deve cortá-las ao meio, perguntando-lhes, o que vamos descobrir dentro das maçãs? Será que todas são iguais por dentro? Ouvir as respostas e aos poucos ir cortando-as.

          Introduzir o tema da aula, levar as crianças a perceberem que as maçãs são iguais por dentro (possuem a mesma polpa, as mesmas sementes, escorre o mesmo sulco), partir as maçãs em pedaços e dar para as crianças experimentarem, deixar elas livres se quiserem cada uma dar uma mordidinha em cada pedacinho de maçã dos coleguinhas (incentivá-los a partilhar). Enquanto as crianças comem ir conversando com elas:

           Deus criou a todos nós simples e ignorantes, isso significa que fomos criados iguais.

           Nascemos várias vezes (reencarnamos) a fim de aprendermos a sermos melhores, através de diversas experiências, ganhando novos conhecimentos.

           Todos nós já reencarnamos como ricos, pobres, sadios, doentes, bonitos, feios, menino, menina. Já nascemos e vivemos em vários lugares com culturas diferentes, já tivemos várias crenças diferentes.

           Somos, porém, todos, Espíritos, filhos do mesmo Pai que é Deus e temos o mesmo destino: a perfeição relativa. Assim, não podemos julgar ou debochar de alguém por ser diferente de nós, ou por não acreditar no que acreditamos (Doutrina Espírita).

           Existem diferenças físicas, emocionais, comportamentais, por exemplo: um é negro, outro branco, outro índio, um usa óculos, outro não pode andar. Um é alto, outro magro. Um é mais extrovertido, outro mais tímido, mas somos todos irmãos, como nos ensinou o Mestre Jesus. E, conforme o que Jesus nos ensinou, devemos sempre auxiliar nossos amigos para juntos evoluirmos.

           As pessoas são todas iguais? Existem pessoas altas, baixas, gordas, magras, morenas, loiras, etc. As pessoas são diferentes fisicamente e também possuem qualidades diferentes. Cada pessoa, ao longo das reencarnações vai desenvolvendo virtudes que são qualidades morais, que uma vez adquiridas passam a fazer parte do nosso patrimônio espiritual. Por exemplo, algumas pessoas já aprenderam a perdoar, são honestas, não mentem, outras ainda não.

          Segundo momento: contar a história Três amigos na praia, usando desenhos retirados da internet.

          Terceiro momento: conversa rápida.

           O que vocês acharam da atitude dos amigos de Pedro?

           Vocês agiriam assim, com um amigo que não gosta de alguma coisa que vocês gostam?

           Qual seria a melhor opção?

           E no fim tudo terminou bem, por quê?

          Quarto momento: atividade Labirinto dos amiguinhos.

          Prece de encerramento

          Sugestão: jardim e primeiro ciclo.

          Sugestão de aula enviada pela evangelizadora Raquel Erthal do Grupo Espírita Amigos de Chico de Santo Ângelo/RS.




         



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