Respeito à propriedade alheia

         Prece inicial

         Primeiro momento: contar a história [Respeito à propriedade alheia]. Utilizamos para contar a história duas gravuras feitas po Cleusa Lupatini, evangelizadora do Grupo Espírita Seara do Mestre, porém podem ser utilizados outros recursos: desenhar a história no quadro enquanto vai sendo contada, recortes de revistas, gravuras de livros.

         gravura 1.

         gravura 2.

         Segundo momento: logo após breves comentários com as crianças a respeito da história, fazer a "brincadeira de perguntas e respostas". Levar várias perguntas referentes ao assunto, em uma caixinha. Colocar uma música e deixar que as crianças passem a caixa umas para as outras. Quando a música parar, a criança que estiver com a caixa deve retirar uma pergunta e respondê-la. Caso o evangelizando não saiba ler, o evangelizador poderá fazê-lo. Esta aula foi utilizada no jardim, onde muitas crianças não estão alfabetizadas.

Sugestões de perguntas:

             Pedro viu que Vinícius deixou cair R$10,00. O que ele deve fazer?

             Se fazermos algo escondido, quem é que sempre vai saber o que fizemos?

             Eduardo pegou o carrinho de Pedro emprestado sem pedir. O que você diria a Eduardo se tivesse visto?

             Quando achamos algo que não nos pertence, o que devemos fazer?

             Jesus nos ensinou a amar nossos irmãos. Então, cuidando e respeitando as coisas dos outros estaremos colocando em prática os ensinamentos de Jesus?

             O irmão de Antônio ganhou um chocolate. Antônio ficou com uma vontade enorme de comê-lo, ele deve pegar o chocolate ou pedir ao irmão?

             Helen emprestou sua boneca para Natália, o que Natália deve dizer?

         Terceiro momento: pintar a gravura 1 que ilustra a história contada.

         Prece de encerramento

         Evangelizadoras: Carla e Potira - Jardim



         

[Aulas]    |    [Imprimir]