Objetivos: entendemos por criação Divina tudo o que não é obra do homem: os seres vivos, o sol, a chuva, os mares, os rios, os lagos, as montanhas, etc. O respeito e o cuidado para com toda a criação Divina cabem ao homem, o ser inteligente da criação.
Prece inicial
Primeiro momento: contar a história de Tia Célia Lágrimas de arrependimento (utilizar como recurso fantoches ou desenhos da internet).
Segundo momento: conversar rapidamente sobre a história (sem maiores aprofundamentos – pois isso será feito juntamente com a atividade da Caixinha do Conhecimento).
Fazer a dinâmica da “CAIXINHA DO CONHECIMENTO” - caixinha com perguntas sobre o conteúdo que foi trabalhado em aulas anteriores e o conteúdo da aula atual; toca-se uma música e quando parar a criança retira uma pergunta e responde, se acertar no final da aula ganhará um prêmio de participação – pirulito – o importante é que todos participem e se esforcem para acetar as respostas.
Sugestão de perguntas:
O que faz parte da Natureza?
Quem criou a natureza?
A Natureza é importante? Por quê?
Quais os cuidados que devemos ter com a natureza?
Para que servem as árvores?
Vocês já plantaram uma árvore ou flor?
Alguém acompanhou o crescimento da planta?
Conseguiríamos sobreviver sem a Natureza?
Respeitando a Natureza estamos evoluindo espiritualmente?
O que aconteceu na história com a árvore mangueira?
Você sabe do que a plantinha precisa para nascer? Água, amor, carinho, ar bem limpinho...
Terceiro momento: convidar os evangelizandos para fazerem uma atividade prática, plantando sementes de feijões. Explicando as etapas do crescimento e os cuidados que as plantas necessitam para crescerem.
Como plantar: será necessário um pote plástico, algodão, feijões e água.
1 - Colocar algodão no fundo do pote;
2 - Colocar alguns grãos de feijão (2-3);
3 - Umedecer o algodão e colocar mais um pouco de feijão por cima e molhar novamente.
Orientar as crianças de que será necessário que elas molhem um pouco todos os dias o potinho de feijão, que o potinho fique perto do sol e que tenham muito carinho (podem conversar com a plantinha, mostrar todo o seu amor pelas plantas).
Pedir que eles levem pra casa e cuidem de suas plantinhas e que no próximo encontro tragam para a aula, mesmo que não tenham germinado, para ver o que aconteceu.
Finalizar dizendo que assim como as plantas que foram plantadas por cada um hoje na aula, precisará de nossos cuidados para crescer, assim também os animais e os seres humanos também merecem o nosso respeito, cuidado e carinho, pois foram criados por Deus, assim como nós.
Prece de encerramento
Sugestão: jardim e primeiro ciclo.
Sugestão de aula enviada pela evangelizadora Raquel Erthal do Grupo Espírita Amigos de Chico de Santo Ângelo/RS.