Prece inicial
Primeiro momento: contar a história "O menino Cão". Utilizar um "projetor de imagens". Os personagens são desenhados (seu contorno) em cartolina preta.
Desenhe em cartolina preta as figuras (apenas o contorno) que compõem a história: o menino, a mãe, o cão, o menino-cão (pode ser um cãozinho com o contorno da cabeça do menino), a casinha do cão, a árvore, o pote de água, um osso. Cole cada figura em um palito de espetinho ou picolé (para poder segurar).
Coloque o lençol branco em um varal (feito de barbante, igual aos de estender roupa) de maneira que ele fique firme, sem balançar, a cerca de um metro e meio da lâmpada. Coloque as figuras perto da caixa, com a lâmpada ligada e observe a imagem que se forma no lençol, que será a tela do cinema (aparecem as imagens como em um teatro de sombras - brincadeira de criança). É um jeito divertido e diferente de contar histórias.
Segundo momento: conversar com as crianças sobre os animais.
a - Quem tem bichinho de estimação? Quem já teve algum bichinho de estimação? Lembrar que, às vezes os pais não permitem que a criança tenha um animal, por algum motivo: moram em apartamento, a casa fica muito tempo sozinho, as crianças são pequenas e não sabem ajudar a cuidar.
b - Como cuidá-los? Água, alimentação, higiene, vacinas, carinho, não ferir com brincadeiras violentas.
c - Qual a utilidade dos animais? Citar exemplos de animais e como são importantes para a vida na Terra. (Os animais mantém o equilíbrio da criação e embelezam a natureza e quando domesticados se tornam nossos amigos. Eles fazem parte da harmonia do Universo e são úteis ao homem e à natureza.)
d - Os animais são criação de Deus. Eles são seres vivos criados por Deus e merecem nosso carinho, respeito e amor.
e - Existem instituições que cuidam dos animais abandonados. Nesses lugares eles recebem comida, carinho e um lugar para viver. Sempre que possível devemos ajudar a mantê-las. Existem associações que fazem pesquisas para vacinas e remédios que tem origem nos animais.
f - É importante preservar e viver em harmonia com os animais.
Terceiro momento: atividade: Cada criança desenha seu animal de estimação (ou o que gostaria de ter ou já teve). Os desenhos podem ser colados em um cartaz, com uma casa previamente colada (ou desenhada), representando nossa convivência harmônica com os animais. Escrever no cartaz: Os animais são criados por Deus. Devemos amar e respeitar os animais. (ou outra frase sugerida pelas crianças).
Sugestão de texto para distribuir aos evangelizandos:
Respeito aos animais Deus criou os animais. Eles são seres vivos, possuem sensibilidade e podem sentir alegria e sofrimento.
Os animais de estimação necessitam de cuidados como água, alimentação, higiene, vacinas e carinho.
Devemos amar e respeitar os animais. Eles também estão evoluindo. Cabe aos seres humanos proporcionar a eles condições para que vivam em harmonia com a natureza e possam cumprir o papel que lhes cabe na criação.
Sugestão: Primeiro ciclo.
Prece de encerramento