Respeito ao meio ambiente

           Prece inicial

          Primeiro momento: mostrar o vídeo “Valores éticos e morais no contexto do cotidiano das crianças” neste link: http://www.youtube.com/watch?v=KZG8mPM74x0.

          Clique aqui para ver o vídeo.

          Segundo momento: questionar as crianças sobre o vídeo.

          * É importante respeitar o meio ambiente e os animais?

          * O que acharam da atitude do menino ao atirar pedra no passarinho? Alguma vez já fizeram isso?

          * Porque ele atirou pedra no passarinho? Vocês acham que os amigos influenciaram o menino? O que vocês acham disso? Já aconteceu com vocês?

          * O menino se arrependeu da sua atitude?

          * O que eles fizeram para trazer os passarinhos de volta?

          * E se professora não tivesse socorrido o passarinho e ele morrese, será que aquela brincadeira ainda seria divertida?

          * Que mensagem vocês tiraram do vídeo?


          Terceiro momento: conversar com os evangelizandos sobre atitudes que devemos ter para respeitar o meio ambiente, citando exemplos como: separar o lixo corretamente, economizar água na hora do banho e de escovar os dentes, plantar árvores, cuidar dos animais, reciclagem de materiais, não jogar lixo no chão, não poluir os rios, etc.

          Comentar que é de responsabilidade de todos a preservação do meio ambiente e que se não cuidarmos agora, as próximas gerações não sobreviverão sem a natureza.


          Veja abaixo subsídios ao evangelizador.

          Subsídio 1 - Dez atitudes para ensinar o seu filho a cuidar do planeta.

          Subsídio 2 - Meio ambiente: 10 atitudes para fazer diferença – autoria de Simone Tinti.

          Subsídio 3 - Oito dicas simples que ajudam seus filhos a praticarem a sustentabilidade.

          Quarto momento: conversar sobre consumismo com as crianças.

          Quando vamos comprar algo, pensamos se realmente precisamos do que vamos adquirir? Perguntamos a nós mesmos: Eu preciso disso ou eu apenas quero isso? Refletir se realmente precisamos do objeto/coisa, ou se queremos porque alguém tem, porque eu vi na TV ou porque está na moda. Uma atitude interessante é sempre que sair para lugares como supermercado, shopping ou centro de compras, combinar com os pais (ou consigo mesmo) se vai comprar algo e o que vai comprar (algo de que realmente necessita).

          Quando ganhar roupas novas ou brinquedos, importante doar o que não usa mais. Essa atitude libera espaço nos guarda-roupas e nos armários e no coração, porque não ficamos juntando coisas que não vamos mais usar. Lembrar que a criança que recebe irá usar a doação, dando nova utilidade às coisas que estavam paradas, sem uso, nos armários.

          Lembrar de que não precisamos de tudo o que vemos na TV. Não precisamos da grande maioria das coisas, embora os anúncios publicitários tentem nos convencer de que todas as coisas/brinquedos/comidas são bons e essenciais à nossa felicidade.

          Lembrar que muitos produtos levam à obesidade – bebidas calóricas, salgadinhos, e outros produtos que não são saudáveis, por isso temos que escolher com muito cuidado e responsabilidade o que vamos consumir. E que quanto mais tempo ficamos na frente da Tv, menos brincamos, corremos, fazemos exercícios físicos, levando ao sedentarismo e fazendo com que convivamos menos com as outras crianças, gerando solidão.

          Subsídio ao evangelizador 4: Cartilha Consumismo Infantil – na contramão da sustentabilidade. Fonte: caderno_crianca_e_consumo_sustentavel_completo.

          Quinto momento: falar da campanha dos “3 Rs”. REDUZIR, REUTILIZAR e RECICLAR. Lembrar que, provavelmente, vamos reencanar na Terra no futuro e vamos herdar o planeta que deixarmos. Se não cuidarmos da natureza, dos recursos naturais, do meio ambiente, no futuro (e já no presente) vamos colher o resultado de nossos atos, de nossas escolhas.

          Reduzir: incentivar a redução da compra e uso de produtos e serviços que não são extremamente necessários, ou que podem ser substituídos por outros que agridem menos o ambiente;

          Reutilizar: estimular a reutilização de materiais que já foram usados, mas que antes do descarte podem ser reusados no mesmo ou em outro processo – como o uso de garrafas de vidro ou plástico para guardar lápis, caixotes de madeira para guardar brinquedos e usar o verso das folhas de sulfite como rascunho;

          Reciclar: contribuir com a reciclagem de materiais, fazendo a separação e armazenagem correta dos resíduos até a sua coleta.

          Sexto momento: sugestões de atividades.

          1 - Pedir que façam um desenho que expresse um compromisso de mudança de atitude, passando a utilizar um dos três erres.

          2 - Clique aqui para imprimir o liga pontos e pintar. Esta atividade foi retirado do site: http://www.smartkids.com.br/passatempos/sustentabilidade-liga-pontos.html - pesquisado em 27 de novembro de 2013.

          3 – Clique aqui para imprimir o desenho sobre a história.

          Prece de encerramento

          Sugestão: todos os ciclos, adaptando de acordo com o maturidade dos evangelizandos.

          Evangelizadora: Camila Schmidt, Centro Espírita Caminho da Prece. Incluído material complementar.


         



[Aulas]    |    [Imprimir]