Regras de conduta II
Aulas de evangelização
Prece inicial
Primeiro momento: pedir que os evangelizandos se organizem em um círculo, de modo que fiquem sentados, alternadamente, um menino e uma menina. Informar que eles tem dois minutos para se arrumarem nos lugares.
Segundo momento: contar que nós, os evangelizadores, temos um patrão. Explicar que ele é exigente, mas que também trabalha muito, não fica só mandando. Quando não sabemos o que fazer, ele manda ajuda. Ele está sempre disponível, podemos falar com ele a qualquer hora e em qualquer lugar. É um grande amigo. Trabalhamos sem receber dinheiro, pois nossa recompensar é a felicidade do aprendizado, a proteção e o cuidado que ele tem conosco. Perguntar se eles sabem quem é.
Aguardar as respostas dos evangelizandos – eles podem achar que é o Presidente do Centro Espírita, por exemplo.
Terceiro momento: dizer que nosso chefe é Jesus, nosso compromisso é com ele (e não com o presidente da casa, nem com o responsável pelo Departamento da Infância e Juventude - DIJ). Jesus é nosso mestre e professor.
Quarto momento: lembrar o tempo que dura a aula de evangelização. É um tempo curto, comparado com o tempo que eles passam na escola. Por isso, precisamos saber quais são os nossos objetivos na aula de evangelização para que possamos aproveitar bem o nosso tempo.
Perguntar:
O que eles desejam quando vem para a aula?
O que buscam?
E como pretendem conseguir seus objetivos?
O que já aprenderam nas aulas de evangelização?
As lições já foram úteis em alguma situação?
Quinto momento: esclarecer que aprendemos Espiritismo e os ensinamentos de Jesus, para que possamos ser mais felizes. Os resultados dependem de cada criança, os evangelizadores fazem a sua parte: preparam boas aulas, vem nas aulas, chegam no horário, não ficam com conversas laterais, fazem preces para que o momento das aulas seja produtivo, alegre. Também oram para que os amigos espirituais possam auxiliar o trabalho de evangelização e os evangelizandos.
Sexto momento: lembrar que todos os locais têm regras: na escola, no trânsito, em casa. Pedir que citem algumas regras que conhecem.
Questionar:
No Centro Espírita, na evangelização, deve haver regras?
Conhecem algumas regras do Centro Espírita que participam? Apagar a luz e desligar o ventilador quando sair da sala, jogar o lixo no lixo, fazer silêncio em determinados momentos, desligar a torneira, não gritar.
Por que as regras são importantes? Para que o trabalho seja legal, e eles alcancem o que vem buscar nas aulas, as regras são importantes e devem ser seguidas por todos.
Sétimo momento: convidá-los a organizar as regras necessárias para o bom andamento das aulas durante o ano. Separar em grupos e esclarecer que devem anotar as regras que acham importantes para as aulas de evangelização. Informar que eles tem dez minutos para realizar o trabalho.
Oitavo momento: analisar as regras em conjunto com os evangelizandos, para que as regras sejam escolhidas e aceitas por todos, facilitando o seu cumprimento. Durante a análise das regras, lembrar que todos devem colaborar para que o trabalho funcione e seja legal.
Obs.: se as crianças não colocarem, lembrar algumas regras como:
respeitar o horário
trazer o material
respeito a Jesus e aos colegas na hora da prece
silêncio quando alguém fala
participar das atividades
perguntar quando tiver dúvida
evitar conversas com os colegas durante a aula
não empurrar os colegas
respeitar a opinião dos outros
não gozar dos colegas
seguir as regras
Nono momento: fazer um grande cartaz colorido, com todas as regras escolhidas pela turma.
Obs.: levar na próxima aula as regras, em papel ofício, para que os evangelizandos colem em seus cadernos. Durante os próximos encontros, lembrar as regras em momentos oportunos.
Clique aqui para ver as regras que a nossa turma escolheu.
Prece de encerramento.
Sugestão: primeiro, segundo e terceiro ciclos.
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