1 - Reencarnação é uma das leis divinas, que assegura a evolução. O mesmo Espírito reencarna em diferentes corpos físicos, de acordo com suas necessidades evolutivas.

         2 - Se não houvesse a reencarnação não haveria justiça, pois Deus criaria pessoas com diferenças físicas, intelectuais, sociais.

         Cada Espírito é criado simples e em ignorancia, rumo a perfeição. Se não houvesse a reencarnação seriam pontos de partida diferentes, rumo a perfeição. E não haveria justiça, pois Deus criaria pessoas com diferenças físicas, intelectuais, sociais.

         3 - Se não houvesse a reencarnação, Deus não seria bondoso, pois não conseguiríamos chegar a perfeição em uma só existência. Não é possível chegar a ser um Espírito puro em apenas uma encarnação, pois a evolução não dá saltos, é gradual. Dar tantas oportunidades quantas forem necessárias para que os Seus filhos evoluam até chegarem à perfeição é parte da bondade e do amor de Deus por nós.

         4 - Ninguém renasce com o objetivo de fazer maldades, mas sempre com o propósito de fazer o bem. O mal é resultado do mau uso do livre-arbítrio, pois sempre se pode optar entre fazer o bem ou o mal.

         5 - Reencarnamos com limitações físicas, se isso for importante para o nosso aprendizado. Limitações físicas servem de resgate, correção de atitudes, disciplina de tendências e como meio de evolução mais rápido. Podemos escolher uma dificuldade no Mundo Espiritual a fim de acelerar o nosso progresso, sem que signifique que seja conseqüência de um erro cometido no passado.

         6 - O Espírito não regride, mas pode estacionar. Também a carne não ressuscita. Não existe Metempsicose (reencarnação em corpos de animais). Também a carne não ressuscita, pois uma vez morto o corpo físico, o Espírito continua vivo e vai reencarnar em outro corpo físico adequado a sua evolução e merecimento. Algumas religiões acreditam em reencarnação em corpos de animais, mas isso seria um retrocesso, e o Espiritismo nos esclarece que não retrocedemos.

         7 - Reencarnamos para aprender, para cooperar na obra da Criação de Deus, para adquirir experiências (provas) e resgatar erros do passado e evoluir. Aprender a amar, perdoar, fazer a caridade, compreender os outros. Não “nascemos para sofrer”, e “a reencarnação não é para pagar dívidas”, pois todas as experiências visam a nossa felicidade, a nossa harmonia com as leis divinas.

         8 - A reencarnação ocorre em diferentes mundos, conforme o grau evolutivo e a necessidade do Espírito. Numerosas são as reencarnações, porque o progresso é lento. Não há como delimitar quantas vezes cada Espírito vai reencarnar, depende de seu esforço em evoluir, pois pode evoluir mais depressa ou não, dependendo do uso do seu livre-arbítrio.

         9 - Reencarnar é uma importante oportunidade. Há muito mais Espíritos desejando reencarnar, mas não há “vagas”. Algumas pessoas dizem que não pediram para nascer, mas na realidade não lembramos, pois a maioria de nós implorou para renascer, para aproveitar a oportunidade de evolução.