Prece inicial
Primeiro momento: contar a história A falsa mendiga.
Clique aqui para ver os desenhos da história.
Segundo momento: conversar com as crianças sobre a história - sugestão de roteiro:
Zezélia era rica ou pobre? Era mendiga, era muito pobre.
Era doente, não podia trabalhar?
Qual era o problema da Zezélia? A preguiça.
Quais os trabalhos que foram oferecidos a Zezélia? Fazer uma horta, varrer a calçada, lavar roupas, vender flores, fazer tricot...
Para onde foi a Zezélia quando desencarnou? Foi para o mundo espiritual, em um lugar escuro e frio.
O que ela descobriu no mundo espiritual? Que ela perdeu várias oportunidades de ter uma vida melhor, por causa da preguiça. Que Deus sempre tentou auxiliá-la.
Zezélia teve outra oportunidade de aprender? Sim. Como? Através da reencarnação.
Terceiro momento: aprofundar o tema Reencarnação, conforme a maturidade dos evangelizandos. Abaixo alguns tópicos que podem ser abordados:
O que é reencarnar?
Por que reencarnar? Para corrigir os erros, aprender a ser bom, amoroso, amigo.
É possível conquistar todas as virtudes ensinadas por Jesus em apenas uma encarnação?
Quantas vezes temos que reencarnar? Quantas vezes forem necessárias ao nosso adiantamento espiritual.
Deus seria justo se desse ao ser humano uma única vida e nesta única chance este ser nascesse pobre, doente e não tivesse condições para estudar? Haveria justiça?
Podemos reencarnar junto com Espíritos que já conhecemos de outras reencarnações? Eles podem ser nossos parentes, pais, amigos, irmãos? Temos laços de afeto que podem nos levar a reencarnar em uma família determinada, para conviver com certas pessoas (é a nossa família espiritual), ou com pessoas que temos dificuldades para aprendermos a amar e perdoar (família corporal).
Reencarnamos em diferentes condições: ricos ou pobres, de uma raça, morando em um país ou outro. Por que reencarnamos em diferentes condições? Devido à lei de Causa e Efeito que rege as reencarnações. Temos que encarnar sucessivamente nos meios mais diversos, em todas as condições sociais, sofrer privações, sacrifícios, renúncias, etc, para que possamos aprender variadas lições
Quarto momento: atividade.
Sugestão 1 - os evangelizandos podem desenhar a Zezélia em sua próxima reencarnação, com outro corpo físico, trabalhando e aprendendo.
Sugestão 2 - Dividir os desenhos, para que todos possam pintar. Depois colar em um cartaz, acrescentando a frase: Reencarnamos para aprender, para evoluir.
Prece de encerramento.
Sugestão: primeiro e segundo ciclos.