Jesus – A Parábola da Rede

         Esta aula foi elaborada e ministrada na evangelização de bebês de férias, do Grupo Espírita Seara do Mestre, Santo Ângelo/RS.

         Neste período (de férias escolares) foram realizados encontros de evangelização com o tema FÉRIAS COM JESUS - PARÁBOLAS, e reunidos os ciclos maternal e jardim em uma turma, e primeiro, segundo e terceiro ciclos em outra turma, a fim de viabilizar o trabalho.

         Primeiro momento – integração:

         Clique aqui para ver o vídeo com exemplo de momento de integração.

Músicas de boas-vindas (ouvir e cantar juntos): (só para os bebês)

“Bom dia fulano do meu coração
Você está na Evangelização
Chegou a hora de brilhar a luz
Vamos estudar o Evangelho de Jesus.”



Fluido Vital
Flu, Flu, Flu
Fluido Vital
Mora nas plantinhas
Do Reino Vegetal


Princípio inteligente
“O princípio inteligente todo animal tem tlo tlo
Pequenininho ou grandão princípio inteligente ele tem tlo tlo.”


Peixes no mar
(CODIME - Comissão de Divulgação da Música Espírita - 07/89 - Belo Horizonte/MG)

Peixes no mar, aves a voar
Eu quero amar com o amor que existe em mim
Por isso eu amo a natureza assim
Alô, alô, alô, eu gosto de você
Tchibum, tchibum, chalalalala, tchibum, tchibum, chalalalala (2x)

Quando mal eu faço à Criação
Fica em pedaços o meu coração
Alô, alô, alô, eu gosto de você
Tchibum, tchibum, chalalalala, tchibum, tchibum, chalalalala (2x)

         Prece inicial

         Segundo momento - história:

         Há muito tempo atrás Deus deu de presente para Jesus algo muito especial: o nosso planeta, o planeta Terra. Jesus é um Espírito muito evoluído, desde então Ele cuida e organiza muito bem o nosso mundo!

         E o tempo foi passando, o planeta ficou habitado por muitas pessoas, mas Jesus foi percebendo que nós aqui encarnados não estávamos conseguindo aprender a fazer o bem sozinhos, e ele resolveu encarnar aqui na Terra. Então Jesus nasceu e cresceu aqui e nos ensinou a sermos bons seguindo seus exemplos e também contando histórias! Isso mesmo, Jesus foi o maior contador de histórias que existiu no nosso planeta! E uma das histórias que ele contou foi sobre peixes em uma rede de pesca!

         Os pescadores saíam cedo para o mar, arrumavam o seu barco, colocando nele as redes de pesca. O peixe era um alimento muito importante e os pescadores esperavam no seu barco as redes ficarem cheias, com peixes de todas as espécies. Então, a retiram do mar, colocavam no barco e retornavam para a praia. Lá então, sentavam-se e colocavam os peixes bons nos cestos e os ruins jogavam fora.

         Jesus nos ensina com esta história que devemos fazer com os sentimentos no nosso coração o que o pescador fez com os peixes da rede (coração de fuxico com símbolos dos bons e maus sentimentos enquanto narra tirar os ruins e colocar bons no lugar) – guardar os bons (o amor, a lealdade, a sinceridade) e os ruins (o orgulho, o egoísmo, a vaidade) jogar fora do nosso coração. Assim temos espaço para desenvolver mais virtudes – a humildade, a solidariedade, a caridade e muitas outras! E, quando voltarmos ao mundo espiritual, estaremos entre os Espíritos bons (como os peixes) e iremos para lugares mais felizes!

         Cantar outra vez a música Peixes no mar.

Peixes no mar
(CODIME - Comissão de Divulgação da Música Espírita - 07/89 - Belo Horizonte/MG)

Peixes no mar, aves a voar
Eu quero amar com o amor que existe em mim
Por isso eu amo a natureza assim
Alô, alô, alô, eu gosto de você
Tchibum, tchibum, chalalalala, tchibum, tchibum, chalalalala (2x)

Quando mal eu faço à Criação
Fica em pedaços o meu coração
Alô, alô, alô, eu gosto de você
Tchibum, tchibum, chalalalala, tchibum, tchibum, chalalalala (2x)

         Terceiro momento - experimentação:

         Bebês: os menores devem “pescar” com a mão a rede de peixes e pedras em um balde com água - a mamãe/papai auxiliam a jogar a pedra fora e guardar o peixe. As crianças maiores podem pescar com varinha e peixes imantados (de um recipiente com água) – cada peixe tem um sentimento/vício/virtude. Quando a criança pescar, o evangelizador (ou o pai/mãe) devem dizer o que foi pescado “ Maria Clara pescou o peixe do amor, ela deve guardar ou jogar fora?”, “Bernardo pescou o peixe da vaidade – deve guardar ou jogar fora?”

         Grupo (maternal e jardim): pescar com varinha e peixes imantados (de um recipiente com água) – cada peixe tem um sentimento/vício/virtude. Quando a criança pescar, o evangelizador (ou o pai/mãe) devem dizer o que foi pescado “ Maria Clara pescou o peixe do amor, ela deve guardar ou jogar fora?”, “Bernardo pescou o peixe da vaidade – deve guardar ou jogar fora?”

         Ao final, “pescar” um picolé - em um pote com gelo colocar picolés e pauzinhos sem picolé – Agora que vocês aprenderam a fazer a boa pescaria, vamos escolher qual pauzinho retirar do pote?

         Prece de encerramento

         Quarto momento - socialização:

         Momento em que pais e crianças brincam e conversam livremente.



         



[Aulas]    |    [Imprimir]