Provas da existência de Deus II


         Prece inicial:

         Primeiro momento: colocar um musica de fundo solicitar que todos fiquem em posição relaxada e em silêncio e ler o texto Deus na Natureza.

         Segundo momento: (expor tema da aula) Perguntar se os evangelizandos acreditam na existência de Deus. Se a resposta for positiva, perguntar por que.

         Terceiro momento: levar três recipientes com água (um com sabor natural, outro com açúcar, e o terceiro com água salgada). Distribuir, aleatoriamente, um pouquinho de água para todos (alguns receberão a água doce, outros a salgada, e outros a água natural). Solicitar que cada um experimente a água que recebeu. Perguntar então que gosto tinha e como chegaram a esta conclusão (doce, salgada). Não podemos ver o sal, o açúcar, mas podemos sentir o gosto. Fazer a comparação de que assim, também podemos perceber a presença de Deus em nossas vidas: não podemos vê-lo, mas podemos senti-lo através de suas obras e de suas leis perfeitas. Citar a Lei de Causa e Efeito, fazendo concluir que todo o Universo é obra de Deus (o homem não poderia ter criado o Universo, existe um Ser Superior que tudo criou e que organizou as leis perfeitas que regem o Universo).

         Quarto momento - dinâmica: enfrentando os desafios com fé.

         Esta dinâmica tem como objetivo despertar nos evangelizandos confiança em Deus para enfrentar e superar os problemas; mostrando que a nossa fé em Deus é a força para a caminhada; e só com ela venceremos os obstáculos que dificultam a nossa missão (reencarnamos para evoluir, aprender a amar, praticar o bem).

         Para a técnica são necessários uma bola pequena e dez vasilhames de refrigerante descartáveis, transparentes e com tampa; tinta guache (diversas cores) e onze etiquetas adesivas

         Primeiramente, o evangelizador deve encher as garrafas com água e misturar um pouco de guache na água para dar um colorido diferente a cada uma das garrafas (dependendo do tempo da aula poderá levar as garrafas cheias e já coloridas).

         Com a ajuda das crianças, escrever nas etiquetas (e colar nas garrafas) dez obstáculos que dificultam a missão de cada evangelizando, que é evoluir, aprender a amar, praticar o bem. Alguns exemplos de obstáculos: egoísmo, inveja, ódio, preguiça, etc.

         Na bola deve ser fixada uma enorme etiqueta com a palavra .

         O jogo é semelhante ao jogo de bolão, pois todos devem mirar os obstáculos e jogar a bola para tentar derrubá-los. Ganha quem conseguir derrubar todos os obstáculos. (técnica retirada do site www.cvdee.org.br.

         Depois de todos terem jogado uma vez a bola, concluir que o jogo quis demonstrar que a fé em Deus é a ferramenta que nos torna capazes de superar os obstáculos que surgem na vida. Assim, com a certeza da existência de Deus, e de que Ele é sábio e justo, conseguimos seguir confiantes para realizar a nossa missão nesta reencarnação.

         Clique aqui para ver texto de subsídio para o evangelizador.

         Quinto momento: pode ser usada uma canção para encerrar ou para tocar enquanto as crianças jogam. Sugerimos a canção Não é mole não, do CD Cancioneiro Espírita nº 2.

         Prece de encerramento

         Sugestão: juventude 1.

         Evangelizadora: Adriana Cardoso - Grupo Espírita Amigos de Chico (Santo Ângelo/RS).


         

[Dinâmicas]    |    [Imprimir]