Prece inicial
Primeiro momento: contar a história O Barbeiro que não acreditava em Deus.
Segundo momento: fazer os questionamentos:
* Quem foi criou a nós, os animais, a natureza e todo o Universo?
* Que é Deus? Como você imaginam que seja Deus?
* Vocês já viram Deus? Será que Ele existe? Como vocês sabem que Ele existe? Como podemos saber – ter certeza - de que Deus existe, se não podemos enxergá-Lo?.
Terceiro momento - técnica da água com açúcar: levar para a sala uma jarra transparente com água e açúcar (misturando previamente), servir um pouco dessa água para que cada evangelizando experimente.
Questionar:
* Qual o sabor da água? A água tem cor?
* O que será que colocamos na água?
* Como vocês sabem que é açúcar? Vocês estão vendo o açúcar?
Também não podemos ver o vento, mas podemos senti-lo. Podemos sentir Deus e Seu amor, através da sua obra (flores, plantas, estrelas, sol, mar, animais), Deus se revela na sua criação. Assim como vocês sentem a água doce e não enxergam o açúcar, assim é com relação a Deus: não O enxergamos, mas Ele existe e está presente em todas as coisas da criação.
Quarto momento: pedir para que cada evangelizando cite algo que Deus criou. Após questionar se o homem poderia criar alguma das coisas que foram citadas.
* Explicar que tudo tem um autor. Que Deus nos coloca a disposição todos os dias, sem nada nos cobrar, o sol, a chuva, as plantas, os alimentos. Deus nos criou para evoluirmos espiritualmente.
Quinto momento: como cada um de nós pode manifestar seu amor a Deus? Amando e respeitando sua criação – o que inclui a natureza e os seres humanos. Citar exemplos: não poluir os rios, não maltratar os animais, respeitar e auxiliar todas as pessoas, começando por aquelas que convivem conosco na família, na escola, no trabalho, nos grupos sociais.
Sexto momento - atividade: recortar imagens de revistas e fazer um cartaz com as provas da existência de Deus.
Prece de encerramento
Sugestão: segundo e terceiro ciclos.
Evangelizadoras: Camila, Larissa e Niete – Centro Espírita Caminho da Prece.