Provas da Existência de Deus IV

         Objetivos da aula: levar os evangelizandos a entenderem que tudo aquilo que não é feito pelo homem é obra de Deus, a inteligência suprema do Universo, e que as provas de Sua existência são percebidas em Sua Criação e nas leis que regem o universo.

         Prece inicial

         Primeiro momento: o evangelizador deverá fazer as perguntas sugeridas abaixo, levando-os a se questionarem, debaterem entre si, deverá ouvir as respostas, mas sem fazer esclarecimento algum.

         * Deus existe?

         * Todas as coisas foram criadas por Deus? Se Deus criou tudo que existe, então Ele criou o mal, ou seja, se Deus existe e todas as coisas foram criadas por Ele, então Ele também é mal?!

         Passar o vídeo Deus existe Albert Einstein. Um vídeo criado por 'New Moment New Ideas Company TV' para o Ministério de Educação e Ciência da República da Macedônia. Diretor Criativo: Dusan Drakalski; Diretor Artístico: Nikola Vojnov, retirado do You Tube.

         Caso não seja possível passar o vídeo, o evangelizador poderá passar diretamente para os questionamentos abaixo.

         Segundo momento - questionar:

         - O frio existe? O frio não existe, de acordo com as leis da física, o que nós consideramos como frio é, na realidade, a ausência de calor.

         - A escuridão existe? A escuridão também não existe, a escuridão é, na realidade, a ausência de luz. A luz nós podemos estudar, mas a escuridão não. Portanto, o mal não existe, é o mesmo raciocínio da escuridão e do frio, podemos afirmar convictamente, então, que Deus não criou o mal. O MAL é a ausência do BEM.

         Deus criou somente coisas boas. Todas as coisas ruins que existem na face da Terra são consequências da ausência do amor de Deus no coração dos homens.

         Terceiro momento: entregar para cada evangelizando um copo de suco, deixar que tomem alguns goles e em seguida questionar: Será que Deus realmente existe? Como aceitar a Sua existência, se não podemos vê-lo? Se existe como podemos provar a sua existência?

         Deus é como o açúcar do suco que vocês estão tomando, nós não vemos o açúcar que está no meio do suco. Se não adicionarmos o açúcar ao suco, ele fica sem sabor. Assim é Deus, Ele existe, e está sempre no meio de nós, só que não O vemos, mas se Ele sair de perto, nossa vida fica sem sabor. Deus é o nosso açúcar e está todos os dias adoçando a nossa vida!

         A sabedoria não está no conhecimento, mas na vivência dos ensinamentos de Deus em nossas vidas, pois teorias existem muitas, mas doçura como a de Deus não existe, nem mesmo nos melhores açúcares...

         Assim como sempre nos lembramos de colocar açúcar em nosso suco, nosso café, nosso leite... Lembremos, também, de sempre colocar Deus em nossas vidas.

         Obs.: algumas crianças poderão alegar que não usam açúcar no suco ou café, o evangelizador deverá lembra-los que é uma comparação, poderá ser no chocolate, no sorvete ou até mesmo comparar com o ar que respiramos, que não vemos, mas que sem ele é impossível a vida em nosso planeta. Assim é Deus em nossa vida, sem Ele é impossível sermos felizes.

         Quarto momento - exposição dialogada:

         De um modo geral, todos trazemos dentro de nós a intuição, um sentimento íntimo da existência de Deus. “Não há efeito sem causa”, ou seja, tudo o que existe (efeito) e não é obra do homem foi criado ou produzido por uma força ou poder superior, um ser supremo a que chamamos Deus (causa).

         Assim, em outras palavras, basta-nos olhar ao nosso redor e veremos inúmeras coisas - animais, flores, rios, mares, a lua, as estrelas, etc, que não são obras do homem. Lembra-los também que a matéria primitiva, que o homem transforma em objetos, móveis, etc, foi criada por Deus (tema estudado na aula Elementos Gerais do Universo).

         Na realidade, tudo isso que encontramos na Terra já existia muito antes do aparecimento do homem sobre a sua superfície. Além disso, podemos observar que tudo se encadeia no Universo, todas as suas forças e movimentos estão em constante harmonia: é só verificarmos o nosso Sistema Solar e, em especial, a Terra e a Lua. O equilíbrio dos astros, os fenômenos celestes, etc, mostram a criação e a ação de um poder inteligente, que a tudo preside e controla sabiamente. A este ser superior, a esta inteligência suprema denominamos Deus.

         Quinto momento - narrar a história O relógio.

         Sexto momento: dividir a sala em dois grupos. Um grupo receberá uma copia da “História n° 01” e o outro grupo uma copia da “História n° 02”. O evangelizador deverá, então, solicitar para que leiam e em seguida elejam um representante de cada grupo, para contá-la para todos. Os demais integrantes de cada grupo deverão fazer a análise da sua história para as demais pessoas da sala.

         No momento das apresentações os grupos podem interagir, complementando as argumentações do grupo oposto e acrescentando detalhes.

         História n° 01

         História n° 02

         Obs.: dependendo do número de evangelizandos, pode-se dividir em três grupos e utilizar a História nº 3:

         Prece de encerramento

         Sugestão: segundo e terceiro ciclos.

         Sugestão de aula enviada pela evangelizadora Sandra Ramos Medeiros, Centro Espírita Fé, Amor e Caridade - Campo Grande/MS.



         

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