Profissões


                   

         Prece inicial

         Primeiro momento: distribuir a cada criança um papel com uma ou mais profissões, conforme o número de crianças. Solicitar que elas leiam e digam o que faz cada profissional. O evangelizador deve anotar as respostas no quadro.
          Exemplos: Agricultor, lixeiro, médico, juiz, vendedor, coveiro, empregado doméstico, escritor, veterinário, cantor, artista, varredor de rua, dentista, advogado, bancário, funcionário público, bibliotecário, professor, padeiro, cozinheiro, garçom, jogador de futebol, engenheiro, caixa de supermercado, pedreiro, carpinteiro (pai de Jesus), motorista, jardineiro, policial, bombeiro, enfermeiro, secretário, barbeiro, carteiro, artista plástico, pintor, vigilante, pipoqueiro.

                   

         Segundo momento: o evangelizador deve perguntar qual a profissão mais importante. Após ouvir as respostas, concluir com os evangelizandos:
         - todas as profissões são igualmente importantes para a vida em sociedade;
         - umas necessitam de mais estudo do que outras;
         - existem diferenças de remuneração entre elas;
         - todas as profissões devem ser realizadas com amor, responsabilidade, honestidade, alegria, respeito pelas outras pessoas e pelas outras profissões, pontualidade;
         - enquanto estamos trabalhando/estudando ocupamos nossa mente com coisas úteis e importantes.
         - o trabalho faz parte da evolução do espírito;
         - deve-se mostrar a importância e respeito que devemos ter por aqueles profissionais que recebem salários menores. Citar exemplos do que aconteceria se estes profissionais não existissem (lixeiro, empregado doméstico, coveiro, varredor de rua).
         - perguntar se eles tem alguma profissão/ocupação e como eles exercem (as crianças são estudantes e devem exercer sua profissão com pontualidade, responsabilidade com os temas, respeito com os colegas e professores, horários de estudo);

         Terceiro momento: perguntar se alguém já escolheu a profissão que gostaria de exercer quando for adulto.

                                       

         Quarto momento - atividade 1: as crianças devem desenhar no caderno a profissão que elas querem exercer ou alguma que elas admiram. Também podem desenhar em folhas avulsas e colocar os desenhos em exposição em um varal didático (barbante onde os trabalhos são pendurados com grampos de roupa).

          Conheça alguns de nossos desenhos.

          Sugestões de atividades recebidas para o site.

          Atividade 2    Resposta da atividade 2.

          Atividade 3    Resposta da atividade 3.

          Atividade 4.

         Prece de encerramento



         

[Aulas]    |    [Imprimir]