1º momento: música e prece inicial. Sugestões de músicas, no link Músicas.
2º momento: história.
O Miguel já está totalmente ambientado na escola, suas notas melhoraram, é amigo de todos, adora a professora e todo mundo gosta muito dele.
Mas, Miguel percebeu que o colega Julio estava respondendo mal a professora, puxando os cabelos das meninas, escondendo-se embaixo da mesa, jogando bolinha de papel nos colegas, na hora do recreio Julio sempre puxava briga com alguém e ele ainda dizia sempre NÃO quando alguém lhe pedia alguma coisa.
Os outros colegas estavam se afastando de Julio. O Miguel se perguntava por que o colega era sim, no seu íntimo ele pensava: as crianças não podem agir assim, crianças têm que respeitar os mais velhos, e procurar ter amigos.
Certo dia o Miguel estava no mercado com o vô Frederico, quando viu de longe o colega Julio com sua mãe, e se assustou com a cena que presenciou: a mãe de Julio estava batendo nele dentro do mercado, na frente de todo mundo, porque ele queria um salgadinho e a mãe estava com pouco dinheiro e após a insistência do filho, ela não conseguiu lidar com a situação.
O Miguel comentou com o vô que esse é o coleguinha que ele sempre reclamava que atrapalha a aula.... e o vô de forma amorosa respondeu que Julio provavelmente é agressivo na escola, porque na sua família uns tratam os outros com violência.
No caminho para casa Miguel ficou pensando que se alguém não ajudasse o amiguinho provavelmente o circulo de violência não terminaria, e essa agressividade continuaria quando ele se tornasse adulto.
De noite, antes de dormir Miguel não conseguia parar de pensar no amigo, e foi intuído pelo seu anjo da guarda a fazer uma prece e pediu que a espiritualidade ajudasse o amigo Julio e sua família para que eles vissem que a violência e a agressividade apenas prejudicam a convivência e afastam as pessoas umas das outras. Miguel repetiu a prece nos dias que se seguiram.
Na escola, Miguel se aproximou de Julio e descobriu nele um grande amigo e ainda teve o privilegio de presenciar a sua transformação para melhor dia após dia. Algumas semanas os outros colegas e a professora já notavam a mudança de Julio e todos se aproximaram dele novamente.
3º momento: vivência.
Passar o vídeo HERÓI ANÔNIMO e em seguida fazer os seguintes questionamentos:
- De que maneira podemos ajudar o próximo?
- Tem idade para fazer a caridade?
- O que motivou o menino do vídeo? Fé e caridade)
- E o Miguel, o que motivou ele a ajudar o amigo Julio? (caridade e Fé na força da prece e na mudança do próximo)
- O que quer dizer: Se você faz a caridade ela retorna para você?
- Será que quando fizemos algo de bom por alguém devemos esperar recompensa? Isso é caridade?
4º momento: momento do evangelho (leitura de um trecho pequeno, uma linha ou parágrafo de O Evangelho segundo o Espiritismo, com música instrumental ao fundo) e prece de encerramento. Preferencialmente uma parte do Evangelho referente ao tema estudado.