1º momento: música e prece inicial. Sugestões de músicas, no link Músicas.
2º momento: história.
O Miguel estava sendo alfabetizado e aprendendo a fazer cálculos, com frequência a professora realizava ditados e provinhas de matemática, nas quais ele ia muito bem. Mas nos ditados......ele estava com muita dificuldade, a sua fisionomia, o seu comportamento deixavam transparecer que ele estava com algum problema.
A Ritinha atenta ao comportamento do irmão percebeu que ele até chorava sozinho em alguns momentos. Ela sabe o quanto o Miguel é inteligente e esperto, o sofrimento do irmão lhe causava um sentimento de compaixão, tanto que certo dia a Ritinha pensou no quanto ama o irmão e falou da situação para vó Beta, a qual contou que ele estava assim porque, apesar de ter ótimas notas em matemática, ele estava com dificuldades para ler e escrever, e sugeriu á Ritinha que ela se oferecesse para ajudar o irmão.
Ritinha adorou a ideia é pensou no quanto gostaria de ter tido um irmão mais velho para poder ajudá-la.
O Seu Henrique, pai da Ritinha e do Miguel, viaja bastante por causa da profissão e a mãe que trabalha no hospital da cidade se esforça o máximo para dar atenção aos filhos. Entretanto, em razão do serviço ela nem sempre consegue, pensando em tudo isso a Ritinha decidiu ajudar o irmão:
- Miguel, notei que você anda triste e as vezes até chora, você está precisando de ajuda?
E o Miguel encheu os olhos de lágrimas e respondeu:
- Ritinha eu sei tudo de matemática até ajudo os meus coleguinhas a fazer os cálculos, mas eu estou indo muito mal nos ditados, estou com dificuldade, troco uma letra pela outra, parece que nunca vou aprender a ler.
- Meu irmão não se preocupe, amanhã é sábado e posso te ajudar de tarde, e tenho certeza que no próximo ditado você vai tirar nota 10.
No dia seguinte a Ritinha e o Miguel ficaram a tarde toda estudando, ela com todo amor e paciência explicava para o irmão a formação de cada sílaba, e no final da tarde ela simulou um ditado apenas com palavras difíceis, no qual o Miguel foi super bem.
Na semana seguinte o Miguel tinha um ditado na escola, e ele revisou tudo o que aprendeu com a irmã. Quando recebeu o resultado o Miguel ficou muito feliz, satisfeito e principalmente agradecido á irmã que com todo amor e paciência lhe ensinou todo o conteúdo da aula.
Naquela noite o Seu Henrique voltou de viagem e trouxe um chocolate para cada filho, e o Miguel como estava muito feliz com a irmã falou:
- Ritinha você foi tão boa pra mim que eu acho que seria certo se eu te desse o meu chocolate.
A Ritinha respondeu ao irmão:
- Miguel, eu fiz por você o que eu gostaria que tivessem feito por mim, além do mais você é meu irmão e o pai e a mãe nos ensinaram que devemos sempre procurar fazer o melhor pelo próximo, principalmente na família, como diz a mensagem de Jesus. Eu te amo meu irmão e quero te ver bem, feliz e passando de ano. Os dois se deram um longo abraço fraternal e experimentaram uma felicidade indescritível.
Os pais e a vovó Beta que observavam tudo de longe não cabiam em si de felicidade, porque a cena dos dois irmãos mostrava que a educação que eles estavam dando às crianças estava correta e de acordo com a moral do Cristo.
3º momento: vivência.
Sentar em círculo, as evangelizadoras entregam uma bola para os evangelizandos, e um vai jogando a bola para o outro, enquanto toca uma música, quando a música para as evangelizadoras, que estão com uma sequencia de perguntas a respeito de atitudes que demonstre amor ao próximo, questionam o evangelizando. Sugestões de perguntas em anexo.
Sugestão de perguntas:
1 - Você viu que tem um chicle na cadeira do colega, o que você faz?
2 - Quando você leva o cachorro para passear e ele faz caca, o que você faz?
3 - Os seus pais chegam cansados em casa e tem louças para lavar e lixos para tirar, o que você faz?
4 - Você viu uma casca de banana no chão, o que você faz?
5 - Você viu que o colega de aula não tem determinado material que será utilizado durante a aula, e você tem dois iguais, o que você faz?
6 - É o dia do seu irmão lavar a louça, mas ele está muito gripado, o que você faz?
7 - Você está sentado no ônibus, não tem outros lugares, e chega entra uma pessoa idosa, o que você faz?
8 - Você está na fila do banheiro e percebe que tem uma pessoa atrás que está mais apertado, o que você faz?
9 - Você foi comprar lanche na escola e percebeu que a caixa te deu troco para mais, o que você faz?
10 - A vó está doente e acamada, ela está com sede, o que você faz?
4º momento: momento do evangelho (leitura de um trecho pequeno, uma linha ou parágrafo de O Evangelho segundo o Espiritismo, com música instrumental ao fundo) e prece de encerramento. Preferencialmente uma parte do Evangelho referente ao tema estudado.