05 - Honrai a vosso pai e a vossa mãe – colaboração

         1º momento: música e prece inicial. Sugestões de músicas, no link Músicas.

         2º momento: história.

Colaboração no lar

         Vocês estão vendo que lindo está o cenário? Ele está organizado para que? Agora eu vou contar pra vocês que festa é essa e como ela foi organizada...

         O aniversário de sete anos do Miguel estava próximo e a família queria fazer uma festa para comemorar, mas não sabiam por onde começar, era tanta coisa pra providenciar...Então a Vovó Beta teve uma ideia ótima..... E se cada um COLABORASSE um pouco.

         A mamãe fez a distribuição das tarefas: as comidas feitas no fogão serão preparadas por ela e pela Vovó Beta, o Miguel e a Ritinha farão os sanduíches e as bolinhas de negrito e branquito. O papai vai encher os balões e o Vovô pendura-los, e todos juntos vão arrumar o quintal para receber os amigos do Miguel e da Ritinha. É assim foi, todos se ajudaram, o Miguel e a Ritinha sempre que tinham dúvidas perguntavam para os adultos como fazer.

         A colaboração das crianças foi fundamental para a festa ficar pronta a tempo dos amiguinhos chegarem. Elas ajudaram naquilo que podiam e que era seguro para a idade deles.

         A festa estava linda e todos adoraram. Depois que todos foram pra casa, a família novamente se uniu para limpar tudo, e mais uma vez as crianças COLABORARAM, fazendo as tarefas apropriadas para as suas idades. Nessa hora, a Ritinha lavou a louça, o Miguel secou e o Vovô ajudou a guardar, enquanto os pais e a vovó guardavam o que havia sobrado e limpavam o chão.

         As crianças não ajudaram apenas nesse dia de festa, elas estão acostumadas a COLABORAR nas tarefas da casa, porque no dia-a-dia elas tem uma rotina de tarefas para manter a casa arrumada, a Ritinha lava a louça, o Miguel seca, eles tiram os lixos, cada um arruma o seu quarto.... Além disso, eles também COLABORAM não deixando roupas, calçados e brinquedos jogados pela casa. A mãe deles trabalha fora e não tem secretária, apenas uma moça que vem uma vez por semana e faz a limpeza pesada da casa, sendo que nos outros dias toda a família COLABORA para que tudo fique limpo e organizado.

         Jesus quando era criança também colaborava com a organização da casa, sempre ajudando a sua mãe Maria em tudo o que era necessário. Com o pai José ele aprendeu o ofício da carpintaria e também colaborava com ele nessas tarefas.

         Vocês viram que quando todos se ajudam a casa fica sempre arrumada, cheirosa é bonita? Assim foi no aniversário do Miguel, a festa ficou linda porque todos COLABORARAM.

         No lar toda COLABORAÇÃO é importante e toda tarefa realizada com amor traz benefícios para toda a família.

         Mesmo aqueles que têm Secretária em casa podem e devem colaborar na organização, porque a secretaria está lá para fazer a limpeza da casa como um todo e não para organizar a bagunça particular de cada um, por isso devemos COLABORAR com ela também e facilitar o seu trabalho.

         Vocês ajudam em casa? O que vocês fazem para colaborar na limpeza da casa?

         3º momento: vivência. Aniversário de Miguel.
         Cenário: a sala está organizada para uma festa, porém o chão está “sujo”, e as comidas precisam ser servidas, as Evangelizadoras dividem a turma em 3 gurpos: o 1° vai servir a comida para os colegas; o 2° vai servir o suco; e o 3° vai juntar a bagunça do chão para que tudo fique pronto para a festa. Ao final todos colaboram com a organização do final da festa. O QUE PRECISA? Suco, bolachas, vassoura de criança, mesa, balões e latas de lixo.

         Enquanto todos trabalham pode-se colocar a música do Cancioneiro Espírita vol. 3 – Colaboração, disponível na internet.

         4º momento: momento do evangelho (leitura de um trecho pequeno, uma linha ou parágrafo de O Evangelho segundo o Espiritismo, com música instrumental ao fundo) e prece de encerramento. Preferencialmente uma parte do Evangelho referente ao tema estudado.




[Primeiro Ciclo]         [Temário]