1º momento: música e prece inicial. Sugestões de músicas, no link Músicas.
2º momento: história.
Naquela manhã de sábado, Ritinha se acordou um pouco mais tarde, e logo percebeu que seus pais, junto com o seu irmãozinho Miguel, já a aguardavam na sala.
- Bom dia pai, bom dia mãe!
- Bom dia minha filha! Responderam os dois.
Ritinha se aproximou e deu um beijo no pai, na mãe e no irmãozinho Miguel.
- Filha nós temos uma novidade pra você...
- Hummm... já estou curiosa, o que é pai?
- O vovô e a vovó vão vir morar conosco, porque o vovô não está bem de saúde e a vovó não tem como cuidar sozinha dele.
- Mas....onde eles vão dormir?
- Minha filha, nós temos um quarto a mais na casa, lembra...., ele é grande, tem uma cama confortável para a Vovó e o Vovô e ninguém dorme nele mesmo. Falou a mãe.
- Não é justo nesse quarto ficam meus brinquedos e o meu vídeo game. E tem mais, ele é maior que o meu quarto. Eu não quero!!!
- Filha, o Vovô e a Vovó sempre te trataram tão bem, nos ajudaram a te cuidar, quando tu era menor, eles contam histórias pra você e logo logo contarão para o teu irmão Miguel também. Continuou a mãe.
- Eu não quero ouvir histórias, eu quero o meu quarto.
O pai interviu:
- Ritinha o Vô e a Vó te querem tão bem, eles sempre fazem tudo pra te agradar, você não lembra que a Vovó sempre te espera com suco e um bolo beeem gostosos quando nós vamos a casa deles? E aquele dia que a Vovó até te ensinou a fazer massinha de modelar? E vovô que te ensinou a fazer uma pipa, você não lembra?
Ritinha ficou uns segundos em silêncio pensando em tudo o que o pai falou, lembrou do quanto foi divertido fazer e depois brincar com a massinha de modelar, e a pipa foi muiiito legal naquele dia em que brincou com o pai e o avô juntos...... e depois de refletir, sentiu vergonha por ter falado que não queria que os avós fossem morar com eles. Ela mal conseguia olhar para os pais quando apenas levantou os olhos e respondeu:
- Pai e mãe, vocês têm razão vovô e a vovó sempre foram tão bons pra mim e pra vocês, chegou a hora de retribuir, eu vou deixar o quarto bem bonito para esperá-los e vou ajudar em tudo o que for preciso.
- Que bom minha filha que você entendeu, conviver com os seus avós vai ser muito importante pra você e para o Miguel, eles têm muito a nos ensinar e merecem ser tratados com todo AMOR E RESPEITO que sempre nos trataram.
Algumas horas mais tarde o Vovô e a Vovó chegaram na casa da família de Ritinha e Miguel, e foram recebidos com a maior alegria e amor por todos, até o Miguel que ainda é um bebê estava fazendo festa para os avós.
Cantar a música “Novo chorinho”, disponível na internet.
3º momento: vivência.
Respeito - esta é família de Miguel e Ritinha, e esses são os seus amiguinhos, eles vão nos acompanhar o ano inteiro, vão nos auxiliar com suas histórias e vivências. Assim como RESPEITAMOS nossos familiares e amigos, devemos também cuidar e respeitar os nossos novos “colegas”. Pedir para citar atitudes que lembrem RESPEITO na família..
Arrumar todos em circulo e passar os bonecos, apresentando um por um até que todos conheçam a família.
4º momento: momento do evangelho (leitura de um trecho pequeno, uma linha ou parágrafo de O Evangelho segundo o Espiritismo, com música instrumental ao fundo) e prece de encerramento. Preferencialmente uma parte do Evangelho referente ao tema estudado.