33 - Sede perfeitos: Parábola do Semeador adaptada. Cap. XVII

         1º momento: música e prece inicial. Sugestões de músicas, no link Músicas.

         2º momento: hoje os nossos personagens vão assistir conosco um vídeo que falar sobre a parábola do semeador:

         https://www.youtube.com/watch?v=z2M1QkGIi7A

         Após o vídeo fazer os seguintes questionamentos:
         * Vocês sabem quem é o semeador? Jesus
         * E as sementes, o que significam? Os ensinamentos de Jesus
         * E o solo? Somos nós, é o nosso coração.

         * Qual era o primeiro tipo de solo? Era o solo da beira da estrada, onde as sementes foram comidas pelos passarinhos; esse solo é como a criança que não presta atenção na aula de evangelização, que atrapalha os colegas, ela recebe a mensagem de Jesus, mas não dá valor e deixa que ela se vá.

         * E o segundo tipo de solo? É o solo pedregoso, no qual as sementes logo que brotaram foram queimadas pelo sol, porque não tinham suas raízes protegidas. É como a criança que escuta os ensinamentos de Jesus com alegria, mas que não os colocam em prática.

         * O terceiro tipo de solo, vocês sabem qual é? É o solo cheio de espinhos, no qual as sementinhas brotam, mas logo são sufocadas pelos espinhos e morrem. Ele é como as crianças que aprendem os ensinamentos de Jesus, mas logo na primeira dificuldade desistem de colocá-los em prática, porque têm vergonha de demonstrar na frente dos amigos e colegas de escola o que aprenderam ou porque são excessivamente apegadas aos bens materiais.

         * O quarto terreno, vocês lembram? Ele é a terra fértil, é o símbolo do coração daquele que escuta, aprende e coloca em prática os ensinamentos de Jesus. Nesse coração os ensinamentos cristãos brotam, florescem e frutificam, multiplicando-se mais e mais, através do seu próprio exemplo.

         * Reflexão: que tipo de solo eu sou? Como podemos multiplicar os ensinamentos de Jesus?

         * Vamos cantar juntos??
         https://www.youtube.com/watch?v=X74-9hE_qyY&list=PLpu53yBJBoPgXSp3T_HhKmrt9C-wIuH4o

         3º momento: vivência.
         Cada criança receberá uma flor, na qual deverá escrever uma virtude que deseja semear, a flor poderá ser pintada, caso o evangelizando assim deseje. Em seguida será dado a cada evangelizando um caule para colar a flor, no qual haverá três sementinhas de feijão.

         Solicitar aos evangelizandos, que junto com os pais plantem as sementinhas em casa e cuidem para que ela brote e frutifique, tal como desejam que a virtude escolhida frutifique.

         4º momento: momento do evangelho (leitura de um trecho pequeno, uma linha ou parágrafo de O Evangelho segundo o Espiritismo, com música instrumental ao fundo) e prece de encerramento. Preferencialmente uma parte do Evangelho referente ao tema estudado.




[Primeiro Ciclo]         [Temário]