1º momento: música e prece inicial. Sugestões de músicas, no link Músicas.
2º momento: história.
Hoje a nossa aula vai falar sobre a parábola dos talentos; na época de Jesus talento era o nome da moeda, assim como hoje temos o real, naquele tempo a moeda se chamava talento; trazendo para os nossos dias, vamos traduzir talento como uma qualidade que Deus nos confiou.
Vamos à história?
A associação de pais da escola em que Miguel e Ritinha estudavam promoveu o dia da atitude no bem: seria um sábado em que as crianças, com o apoio da associação, faria atitudes voltadas para o bem do próximo, principalmente na área de alimentação. Foi entregue uma lista de alimentos para cada aluno, para quem pudesse doar, o que faltou a associação de pais complementou. A associação distribuiu os alimentos entre as crianças para que elas escolhessem o que fazer com eles, o critério utilizado foi a idade de cada grupo de crianças:
- A turma da Ritinha recebeu 10Kg de macarrão, 1Kg de tomate, ½ Kg de cebola, e 10 latas de sardinha;
- A turma do Miguel recebeu 5 Kg de arroz e 3 Kg de feijão;
- A turma de Julio recebeu 4 Kg de bolacha doce sortida.
O 7° ano, turma da Ritinha, como recebeu alimentos que poderiam estragar e não queriam desperdiçar nada, resolveram fazer um macarrão com molho de sardinha e alimentaram 40 crianças de um projeto social para crianças que estavam em risco social;
O 2° ano, turma do Miguel, como ninguém cozinhava ainda, resolveu doar os alimentos que receberam para o lar dos idosos, e alimentaram 30 vovôs;
O 1° ano, turma do Julio, ficou com medo que em algum dia faltasse lanche na escola, e decidiu guardar as bolachas que receberam, para o caso de faltar lanche.
No final do dia a associação de pais foi pedir prestação de contas do que cada um fez com o que recebeu, e eles ficaram muito felizes ao saber que o 7° e o 2° ano multiplicaram a solidariedade, de acordo com a capacidade de cada um. Em razão do mérito conquistado eles receberiam doações de alimentos da empresa em que o pai da Ritinha e do Miguel trabalha para continuar fazendo o bem.
Para a turma do Julio foi questionado o porquê deles não utilizarem os alimentos para alimentar pessoas que passam por privações materiais, e em seguida foi explicado que tudo o que se ganha precisa ser compartilhado e multiplicado, assim como cada talento que recebemos de Deus precisa ser utilizado, para o trabalho no bem. A essa turma foi dada uma segunda chance para que pudessem recuperar a oportunidade de trabalho perdida.
A turma foi dividida ao meio, e a metade ajudaria a turma da Ritinha, e a outra metade a turma do Miguel. Porém, diferentemente da primeira oportunidade, dessa vez nem todos os amigos puderam ficar no mesmo grupo.
3º momento: vivência.
A turma será dividida em quatro grupos, cada grupo receberá uma plaquinha com um talento e terá que expor para a turma o que faria caso tivesse aquele talento. Após, evangelizadores e evangelizandos discutirão a respeito da utilização dos talentos que recebemos para o trabalho no bem.
4º momento: momento do evangelho (leitura de um trecho pequeno, uma linha ou parágrafo de O Evangelho segundo o Espiritismo, com música instrumental ao fundo) e prece de encerramento. Preferencialmente uma parte do Evangelho referente ao tema estudado.