(Fonte: A Gênese, Allan Kardec. Especialmente cap. XI, itens 17 a 24, O Evangelho segundo o Espiritismo, cap. 14).
1º momento: música e prece inicial. Sugestões de músicas, no link Músicas.
2º momento: história.
Lembram que Jesus encarnou/viveu em nosso mundo para nos ensinar a fazer o bem? Pois então, nós também viemos viver aqui, no Planeta Terra, para APRENDER a fazer o bem!
Nós somos um Espírito! (pisca pisca envolto em papel celofane). O Espírito mora no Mundo Espiritual. O Mundo Espiritual é o mundo dos Espíritos. O corpo do Espírito é o perispírito. (mostar o Espírito - pisca pisca com o corpo espiritual: saco plástico transparente com o desenho de um corpo). Este corpo é leve, é fluídico (dar para as crianças tocarem).
O Espírito, vivendo sua vida lá no mundo espiritual, sente muita vontade de aprender mais, de desenvolver seus sentimentos, suas capacidades e, para isso ele precisa ir para a escola! E então, Deus, que é tão bom, permite que esse Espírito encarne aqui na Terra, que é uma grande escola da vida! O Espírito se prepara para ENCARNAR! (dar destaque para a palavra)
O Espírito está lá no Mundo Espiritual, vai encarnar, e o que ele precisa para ENCARNAR? Um corpo e uma família que vai recebê-lo, que vai cuidar dele...
Então é escolhida a família onde ele vai nascer, o corpo que precisa (perfeito, ou com alguma doença, alguma imperfeição, como menino ou como menina, a cor da pele, o cabelo crespo, liso, loiro, escuro ,alto, baixo, etc.). Vai renascer na família ideal para que possa aprender, crescer, ensinar, resgatar, aprender a amar, ampliar o amor que há no seu coração.
Olhem, este Espírito vai encarnar. Escolheu seus pais (mostrar os bonecos que serão os pais) o João e a Vera; vai ter uma irmã que já nasceu – a Laura, estes serão seus avós (mostrar os bonecos). Está tudo preparado... Ele está no Mundo Espiritual, e vai vir morar na Terra, na família que ele escolheu.
O Espírito protetor (boneco – Polly - envolto em plástico) – o anjo guardião, que é sempre um Espírito superior ao seu protegido, vai preparar o Espírito para nascer, dar bons conselhos e acompanhá-lo durante toda a sua vida. O Espírito protetor então, vai tornar ele bem pequeninho (pegar uma bonequinha pequena – 2cm) e ele vai para a barriga da mamãe. A mamãe descobre que está esperando um bebê, conta para o papai, para a mana, para a família. Todos ficam muito felizes... e esperam ansiosos a hora do bebê nascer!
Chegou o grande dia! O bebê vai nascer!
Retirar o bebê da barriga da boneca, toda a família de bonecos acolhe, dá as boas vindas, cuida, faz carinho... Mostrar que sempre está presente o Amigo Espiritual.
Como será que vai ser o nome do bebê que nasceu? Dar o nome.
Cantar a música “Novo chorinho”, disponível na internet.
3º momento: vivência.
Conosco também aconteceu a mesma coisa. Estávamos no Mundo Espiritual, escolhemos o corpo ideal para esta nossa encarnação, a família... Vamos agradecer à Deus pela nossa mamãe, papai, vovó e quando chegarmos em casa vamos dar um abraço bem apertado, um beijo bem grande neles agradecendo por ter nos escolhido para fazer parte da família! Vamos aproveitar muito bem esta encarnação aprendendo, ajudando, respeitando, fazendo o BEM. Após agradecer , distribuir papeis coloridos para que as crianças desenhem suas famílias.
4º momento: momento do evangelho (leitura de um trecho pequeno, uma linha ou parágrafo de O Evangelho segundo o Espiritismo, com música instrumental ao fundo) e prece de encerramento. Preferencialmente uma parte do Evangelho referente ao tema estudado.