29 - Bem-aventurados os que são misericordiosos: Misericórdia de Deus – cap. X

         1º momento: música e prece inicial. Sugestões de músicas, no link Músicas.

         2º momento: história.
         * Lembrar do dia em que Miguel tinha dificuldade em Português desde o início do ano.

         O Miguel estava novamente com muita dificuldade em Português e no segundo semestre teve notas ruins novamente. Apesar das notas ruins, ele era muito esforçado. A prof. Helena, percebendo a dificuldade que Miguel e alguns outros alunos tinham, propôs que no final da aula aqueles que estavam com notas ruins ficassem para uma aula de reforço, para que tivessem uma nova chance de rever a matéria e aprender.

         Dentre aqueles que tinham dificuldade havia alguns que levavam tudo na brincadeira, de forma inconseqüente, e outros que se esforçavam o máximo que dava. Miguel se esforçava muito, ele chegava em casa e ainda revisava toda a matéria, fazia exercícios extras e quando tinha alguma dúvida pedia ajuda para a Ritinha, a qual sempre estava disposta a ajudá-lo, tal como um verdadeiro anjo da guarda.

         No início do terceiro semestre a Prof. Helena aplicou um teste, e Miguel estava conseguindo recuperar não só a nota, mas também o conhecimento, o que também facilitou o aprendizado dos novos conteúdos.

         Assim como a Prof. Helena teve MISERICÓRDIA DAQUELES ALUNOS QUE ESTAVAM COM DIFICULDADE E QUE ESTAVAM TIRANDO NOTAS RUINS, Deus também tem misericórdia conosco quando estamos com dificuldade ou praticando algum erro.

         Cabe a nós decidirmos se queremos agir como Miguel, nos esforçando para aprender, ou agindo de forma inconsequente, reincidindo em erros. O sucesso da segunda chance depende exclusivamente do nosso esforço. A Ritinha foi para o Miguel como o nosso anjo da guarda é para nós, quando não conseguimos darmos conta sozinhos, pedimos auxílio para ele que com certeza nos auxiliará. O anjo da guarda também é uma manifestação da misericórdia de Deus.

         3º momento: vivência.
         Corrida da cebola. Os evangelizando receberão uma colher e uma cebola, eles terão que percorrer determinado trajeto carregando a cebola na colher. Quem derrubar deverá voltar desde o início e recomeçar, eles terão uma SEGUNDA CHANCE DE RECOMEÇAR E CONCLUIR O TRAJETO.

         Após a vivência discutir com os evangelizandos a respeito da misericórdia de Deus, que sempre nos dá uma segunda chance de recomeçar para que todos consigam “terminar o trajeto” e evoluir.

         4º momento: momento do evangelho (leitura de um trecho pequeno, uma linha ou parágrafo de O Evangelho segundo o Espiritismo, com música instrumental ao fundo) e prece de encerramento. Preferencialmente uma parte do Evangelho referente ao tema estudado.




[Primeiro Ciclo]         [Temário]