1º momento: música e prece inicial. Sugestões de músicas, no link Músicas.
2º momento: história.
Miguel estava muito triste, embora estivesse respeitando o tempo de Orlandinho, já era quinta-feira e a situação continuava a mesma.
Na escola, a professora começou a se preocupar com Miguel, porque o rendimento dele havia caído. A prof. Chamou Miguel para uma conversa.
A prof Helena questionou Miguel:
Miguel, o que está acontecendo com você? Estou preocupada, o seu rendimento escolar caiu muito, estou preocupada.
O Miguel encheu os olhos de lágrimas e contou:
- Prof. Helena, nós estávamos jogando vídeo game na casa de Orlandinho e, sem querer, eu quebrei o controle novo do jogo. Eu pedi desculpas e minha mãe já até encomendou um controle que vai chegar na semana que vem, mas não tem jeito do Orlandinho voltar a conversar comigo.
A prof. Helena falou que ele tinha que ter calma, que cada um tinha um tempo e que precisamos respeitar esse tempo. Nós fizemos a nossa parte pedindo desculpas de coração e tentando reparar o erro, podemos pedir a Jesus que ajude o amigo a nos perdoar, mas isso não é da noite para o dia, porque cada um tem seu tempo. A prof. Levou Miguel para tomar uma água e lavar o rosto e resolveu chamar Orlandinho para uma conversa.
- Orlandinho, amanhã quero conversar com você depois da aula, pode ser??
- Pode prof. Vou avisar minha mãe que vou chegar uns minutos mais tarde amanhã. Respondeu Orlandinho.
No final da aula a prof. Helena e Orlandinho foram conversar na sala dos professores que naquele horário já estava vazia.
A prof. apresentou para o Orlandinho TAINÁ, uma bonequinha muito bonita que simplesmente não conseguia esconder os seus sentimentos:
- Orlando, essa é a Tainá e ela vai nos auxiliar na nossa conversa hoje.
- Não são só meninas que brincam de bonecas, e eu trouxe a Tainá para você brincar, eu trouxe ela para te mostrar como fica o nosso coração quando estamos com sentimentos ruins dentro dele:
Técnica da boneca. Clique aqui.
O Orlandinho ficou apavorado só de pensar que o seu coração estava daquela cor, e percebeu que a amizade com Miguel era muito mais importante do que o controle do vídeo game.
Quando chegou em casa naquela tarde de sexta-feira, Orlandinho pediu a sua mãe que o levasse a té a casa do Miguel que ele tinha uma coisa muito importante para falar com ele. Chegando lá, Orlandinho sem se conter em lágrimas falou:
- Miguel, eu não só te desculpo como também peço desculpas pela minha atitude.
As duas crianças se abraçaram e ficaram emocionadas ao se reconciliarem.
Miguel avisou Orlandinho que o controle novo chegaria no sábado de manhã e que assim que chegasse ele levaria na sua casa.
A mãe de Orlandinho sugeriu que eles combinasse de jogar no sábado em sua casa, ela prometeu fazer pipoca, suco e negrito, ideia que as crianças adoraram.
Assim, Orlandinho e Miguel sentiram o doce gosto da reconciliação, o qual é melhor que negrito.
3º momento: vivência.
A vivência será realizada junto com a técnica da boneca.
4º momento: momento do evangelho (leitura de um trecho pequeno, uma linha ou parágrafo de O Evangelho segundo o Espiritismo, com música instrumental ao fundo) e prece de encerramento. Preferencialmente uma parte do Evangelho referente ao tema estudado.