24 - Bem-aventurados os que são misericordiosos: perdão das ofensas – cap. X

         1º momento: música e prece inicial. Sugestões de músicas, no link Músicas.

         2º momento: história.

         Miguel, Julio, Juca e Orlandinho estavam aproveitando a linda tarde de sábado, brincando nos fundos da casa de Orlandinho, o qual estava mais sociável nos últimos tempos – lembrar que Orlandinho era uma criança que estava sempre irritada e tinha problemas de relacionamento com os demais – e convidou as outras crianças para jogar futebol na sua casa.

         Ocorre que eles já estavam cansados de correr e Orlandinho convidou os meninos para conhecer o vídeo game que ele tinha ganhado dos pais no dia anterior, ele não havia jogado ainda.

         O brinquedo novo de Orlandinho era realmente lindo, cheio de efeitos visuais que se pareciam até com a realidade.

         A mãe de Orlandinho estava tão feliz que o filho estava se dando bem com as outras crianças, o que era raro até então... Ela fez pipoca para todos e serviu suco de laranja.

         Todos estavam se divertindo, eles fizeram até um ranking de quem estava na frente, no qual Miguel e Juca estavam empatados.

         Acontece que na última partida Miguel vence e ultrapassa Juca na pontuação. Feliz por ter vencido, ele largou o controle no chão e começou a pular sem parar para festejar a vitória, e sem querer, acabou pisando no controle e quebrando.

         Miguel, muito sentido, pediu desculpas para Orlandinho e falou que conversaria com os pais para comprar um novo. Mas Orlandinho não quis saber de desculpas e nem da promessa de Miguel que compraria um controle novo. Foi logo pedindo que todos fossem embora, pois ele queria ficar sozinho.

         Miguel novamente pediu desculpas e disse que tinha certeza que seu pai ia comprar um controle novo, mas nada parecia fazer com que Orlandinho o perdoasse.

         Na escola Miguel tentou conversar com Orlandinho, mas ele se recusou a qualquer contato. Miguel sentia muito pelo que tinha ocorrido e os seus pais já haviam até encomendado um controle novo. Entretanto, Orlandinho parecia estar tão chateado que evitava até passar por Miguel na escola.

         Na metade da semana, já haviam se passado 4 dias do ocorrido. Miguel conversou com a vó Beta e explicou o que havia acontecido e que ele estava muito triste, já havia pedido desculpas de coração, encomendado um controle novo que chegaria na semana seguinte, mas que Orlandinho não o perdoava.

         A vó Beta explicou ao neto que o importante é pedir perdão com o coração, reparar assim que possível o erro, e deixar que o tempo se encarregue de amolecer o coração do ofendido. Cada um tem seu tempo, assim que Orlandinho perceber que ele realmente não desejara quebrar o brinquedo e que estava fazendo de tudo para reparar o erro, o perdoaria. O importante era ficar em paz com a consciência.

         Miguel, após a conversa com a vó decidiu esperar o tempo de Orlandinho.

         O que vocês acham que o Orlandinho vai fazer???

         Semana que vem vocês vão descobrir!!!!

         3º momento: vivência.
         Cada criança vai receber uma bola de papel e terá que ficar segurando ela na mão DIREITA, enquanto as evangelizadoras pedem que façam algumas tarefas:
          Cumprimentar o amigo ao lado
          Bater palmas
          Abraçar
          Pentear o cabelo
          Desamarrar e amarrar os cadarços ou desabotoar e abotoar um botão
          Segurar um objeto que será passado no círculo com a mão direita

         Perguntar o que sentiram:
          A bolinha de papel dificultou?
          Assim é quando guardamos mágoas, não perdoando quem nos ofendeu. Nós carregamos um peso no coração que dificulta e atrasa o nosso progresso e o nosso relacionamento com as pessoas.

         4º momento: momento do evangelho (leitura de um trecho pequeno, uma linha ou parágrafo de O Evangelho segundo o Espiritismo, com música instrumental ao fundo) e prece de encerramento. Preferencialmente uma parte do Evangelho referente ao tema estudado.




[Primeiro Ciclo]         [Temário]