1º momento: música e prece inicial. Sugestões de músicas, no link Músicas.
2º momento: história.
A vovó Beta e o vovô Frederico convidaram o Miguel e a Ritinha para ir visitar a irmã da vovó Beta que morava no interior, eles iriam no sábado de manhã de ônibus...
No sítio da tia Maria tinha açude para pescar, cavalos, árvores para subir, bastante lugar para correr e até uma casinha no árvore...As crianças estavam super empolgadas.
Na sexta de noite a dona Ana e a vó Beta fizeram bolo e sanduiches para levarem de lanche, as crianças ajudaram a fazer tudo, enquanto o vovô Frederico descansava, ele não andava muito bem naqueles dias...O Sr. Henrique estava viajando, ele só ia chegar no sábado depois do meio-dia.
As crianças estavam tão empolgadas que deixaram tudo pronto rápido, mas na hora de dormir não conseguiam de tão ansiosas que estavam para o passeio. Durante a madrugada o vô Frederico passou mal, e precisou ser levado para o hospital às pressas pela dona Ana. A dona Ana, não teve tempo de explicar para as crianças o que estava acontecendo.
A vovó Beta ficou tão nervosa que não conseguiu nem acompanhá-lo no hospital.
As crianças assim que se deram conta que não poderiam ir para o passeio ficaram revoltadas, elas não conseguiam entender que, infelizmente, nem tudo na vida é como nós esperamos. A vovó Beta estava tão nervosa que sequer conseguia explicar o que estava acontecendo.
Assim que amanheceu a dona Ana ligou para a dona Nair, vizinha da família, e pediu para ela ficar com as crianças. Dona Nair quando viu a atitude das crianças ficou espantada, elas estavam revoltadas porque não iam mais ao passeio.
As crianças estavam tão preocupadas com o fato de não poderem ir ao passeio, que não estavam sequer ligando para a situação do avô. E não era porque não gostavam dele, eles amavam o avô, mas porque julgavam que o seu problema era maior que todos os outros.
O vovô já estava melhor, porém seu estado da saúde exigia que ele ficasse no hospital até o início da tarde. A dona Ana assim que teve notícias avisou a família.
Dona Nair ficou com as crianças até o Sr. Frederico voltar. Quando o vovô Frederico retornou para casa, ao ver a revolta das crianças, explicou de forma amorosa e firme, que nem tudo na vida é como nós queremos.
3º momento: vivência. Caixa surpresa.
As crianças vão se reunir em duplas, a caixa vai rodando e vai tocando uma música, quando a música parar, a dupla que estiver com a caixa, vai escolher uma pergunta e vai ler e responder. Os demais colegas e as evangelizadoras poderão auxiliar para que todos entendam. A s perguntas deverão ser referente ao tema da aula.
4º momento: momento do evangelho (leitura de um trecho pequeno, uma linha ou parágrafo de O Evangelho segundo o Espiritismo, com música instrumental ao fundo) e prece de encerramento. Preferencialmente uma parte do Evangelho referente ao tema estudado.