19 - Bem-aventurados os que tem puro o coração: Ação no bem - cap. VIII

         1º momento: música e prece inicial. Sugestões de músicas, no link Músicas.

         2º momento: história (se necessário altere os nomes dos personagens).

         Aproximava-se a semana da “AÇÃO NO BEM” na escola das crianças. Funcionava assim: cada turma tinha que se reunir e montar uma ação que fizesse bem a uma ou várias pessoas. A turma do Miguel pensou, pensou, surgiram muitas ideias, até que acabaram concordando que o melhor seria uma tarde de ações no bem com os idosos, já que a maioria não convivia com pessoas idosas e também nunca tinha visitado esses lares. Então, dividiram a turma em equipes: uma iria escolher o lar de idosos para a visita, outra cuidar do lanche que levariam para dividir com os idosos, outra escolher algumas atividades e assim tudo estava sendo bem planejado para que a tarde fosse agradável e proveitosa.

         Escolheram a casa de repouso “Melhor Idade”, pois lá tinha bastante idosos e daria pra fazer diversas atividades. A equipe das meninas programou uma “tarde de princesa” para as vovós: separaram esmaltes, secador de cabelo, lápis de olho, base, batons, escova... Outra equipe iria levar alguns jogos como baralho, damas, dominó, raquete com bola e até uma bola de plástico, pois a professora explicou que alguns são cadeirantes e poderiam jogar entre si. Também tinha uma equipe que planejou um teatro de fantoches para apresentar.

         Tudo preparado chegou o dia da visita. Alguns pais se ofereceram para levar as crianças e a professora e, é claro, o seu Henrique, pai do Miguel, estava entre eles, já que naquela semana não precisou viajar a trabalho.

         Antes de entrarem na casa de repouso, a enfermeira responsável teve uma conversa com as crianças. Ela explicou que alguns precisam de ajuda para as tarefas mais simples como se alimentar, tomar banho, vestir um casaco. Alguns já nem caminham mais e até usam fraldas. Isso acontece por alguma doença que eles possam ter ou até pelo desgaste natural do corpo, por isso as pessoas mais idosas tem os movimentos mais lentos, caminham mais devagar, tem menos força física e devemos respeitar essa limitação deles. Ela falou também que essa visita estava sendo muito esperada, pois alguns tem poucos parentes que vem visita-los.

         A tarde passou tão rápida que as crianças nem perceberam quando a profe chamou para irem embora. Os idosos dessa casa de repouso ficaram tão felizes com a atenção que receberam e se emocionaram com o empenho das crianças.

         No outro dia, em aula, discutiram sobre essa ação e as crianças acabaram chegando a conclusão de que para fazer o bem, fazer alguém feliz é preciso tão pouco.

         3º momento: vivência.

         Cada evangelizando irá pintar sua mão em uma toalhinha que será dada de presente em um lar. Eles não irão fazer uma visita, porém vão deixar essa lembrança, com o registro de suas mãos simbolizando as mãos operosas que trabalham no bem. No próximo encontro será confeccionado um cartão para cada toalhinha e será colocado num pacote de presente único.

         4º momento: momento do evangelho (leitura de um trecho pequeno, uma linha ou parágrafo de O Evangelho segundo o Espiritismo, com música instrumental ao fundo) e prece de encerramento. Preferencialmente uma parte do Evangelho referente ao tema estudado.




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