1º momento: música e prece inicial. Sugestões de músicas, no link Músicas.
2º momento: história.
A aula será baseada em duas vivências abaixo descritas, das quais participarão as crianças, os personagens da família de Miguel, e os seus amigos de escola.
3º momento: vivência.
* Vivência 1: técnica do coração
Dividir as crianças em grupos de três crianças, sendo que cada grupo receberá um dos personagens da família e uma caixinha com um monte de corações, nos quais estará escrito virtudes e vícios.
As crianças vão ter que retirar os vícios e colocar no “lixo”, em seguida cada criança escolherá uma virtude que será fixada pelas evangelizadoras próxima ao seu coração.
Após cada criança já ter escolhido a virtude fazer os seguintes questionamentos:
- Onde começam os bons sentimentos?
- Quem dá os primeiros ensinamentos sobre como devemos tratar o próximo?
- Quem é a pessoa mais pura de coração que nós conhecemos?
- Onde colocamos em prática os bons sentimentos?
- Quando reencarnamos nós já trazemos todas as virtudes e bons sentimentos conosco? Explicar que algumas trazemos conosco, outras precisamos conquistar, e ao longo desta reencarnação precisamos reforçar as virtudes já alcançadas.
- Será que uma pessoa que reencarna sem uma virtude pode conquistá-la nessa reencarnação? O que ela precisa fazer?
- Será que nós temos o coração puro igual ao de Jesus?
* Vivência 2: Cada criança receberá dois copos, no primeiro terá água com limão, no segundo terá água pura. As crianças experimentarão primeiro a água com limão e em seguida a água pura. Em seguida fazer os seguintes questionamentos:
- Qual é mais gostoso de tomar?
- O que vocês sentiram quando tomaram o suco de limão?
- E a água?
Assim é o nosso coração, quando ele está cheio de coisas ruins, nós ficamos igual à água com limão, a qual é impura, amarga, ninguém gosta de tomar água impura.
Por outro lado, quando nos esforçamos para melhorar, aos poucos nós vamos retirando as impurezas, o que nos deixa com o coração mais puro. O nosso objetivo aqui na terra é desenvolver os bons sentimentos, para que consigamos evoluir.
É provável que em nossos corações ainda tenha um pouco de impureza, mas cabe a nós desenvolver os bons sentimentos para retirar essas impurezas e colocar em seu lugar coisas boas.
Agora a evangelizadora faz um questionamento que as crianças não precisam responder em voz alta, cada criança responde para si:
*No meu coração hoje, existe mais “água” ou mais “limão”? O que eu estou fazendo ou devo fazer para conseguir trocar o limão pela água?
4º momento: momento do evangelho (leitura de um trecho pequeno, uma linha ou parágrafo de O Evangelho segundo o Espiritismo, com música instrumental ao fundo) e prece de encerramento. Preferencialmente uma parte do Evangelho referente ao tema estudado.