16 - Bem-aventurados os Pobres de Espírito: Missão do homem inteligente na Terra (inteligência para o bem) – cap. VII

         1º momento: música e prece inicial. Sugestões de músicas, no link Músicas.

         2º momento: história.

         Na escola do Miguel tinha um jornalzinho que o Juca adorava e o sonho dele era ver estampado o seu retrato em folha inteira, e tinha aparecido uma chance: se aproximava a gincana da escola e havia uma prova que o aluno que ganhasse teria uma foto de página inteira no jornal, a prova era quem arrecadava mais agasalhos.

         Juca ficou animado, mas logo pensou que seria muito difícil e pensou em desistir. O Julio, um ano mais novo, ao ficar sabendo da prova pensou que poderia ajudar muita gente, sem nem passar pela sua cabeça a idéia de sair no jornal da escola. Julio logo conversou com outros colegas para todo mundo arrecadar os agasalhos juntos, ele conversava com os vizinhos e os familiares e em pouco tempo tinha arrecadado tanto agasalho que não tinha sequer como guardar na sua casa e teve que já levar para a escola. Todos estavam mobilizados arrecadando agasalhos. Juca ao ver a empolgação de todos ficou irritado, porque quem iria para o jornal era Julio, o qual estava mobilizando todo mundo.

         O mês que antecedia a gincana foi de muito trabalho, esforço, cooperação para que todos conseguissem arrecadar a maior quantidade possível de agasalhos. Finalmente quando chegou o grande dia, após a contagem dos agasalhos, foram todos levar os donativos no orfanato da cidade.

         Julio que liderou toda a movimentação disse: - o importante foi que juntamos muitos agasalhos para as outras crianças. Em seguida Julio convidou todos para tirar a foto que sairia no jornal da escola, inclusive o Juca que achou que não era possível conseguir e no final viu que se todos usassem a inteligência para o bem poderiam ajudar outras pessoas.

         3º momento: vivência.
         Cada criança receberá uma maçã, na qual escreverá de que forma pode utilizar a sua inteligência para ajudar o próximo. Ao final as maçãs serão coloridas e coladas na árvore da sala.

         4º momento: momento do evangelho (leitura de um trecho pequeno, uma linha ou parágrafo de O Evangelho segundo o Espiritismo, com música instrumental ao fundo) e prece de encerramento. Preferencialmente uma parte do Evangelho referente ao tema estudado.




[Primeiro Ciclo]         [Temário]