1º momento: música e prece inicial. Sugestões de músicas, no link Músicas.
2º momento: história.
O Miguel percebeu que algumas pessoas passavam por muitas dificuldades, em especial uma Vovozinha que morava próximo a casa da sua família, o nome dela era Laura, ela era muito amiga da Vovó Beta. Certo dia o Miguel foi na casa da D. Laura com a Vó Beta e percebeu que ela não tinha frutas, bolachas e nem outros alimentos gostosos que a própria Vó Beta era acostumada a comer.
A dona Laura, apesar de não ter muitas condições financeiras, era uma senhora muito simpática, na frente da sua casa simples tinha um jardim bem florido, e todas as crianças adoravam ela. Compadecido da situação, o Miguel passou a comprar toda semana frutas ou bolachas para a dona Laura. Todo sábado sempre que recebia a sua mesada o Miguel ia ao mercadinho próximo de casa e comprava algum alimento para levar para a dona Laura. Durante todo esse período o Miguel nunca contou para ninguém que fazia essas doações.
Certo dia o Seu Henrique percebeu que o Miguel pegou a mesada e foi correndo no mercadinho e comprou banana e maçã, e observando de longe viu que o filho foi e entregou na casa da dona Laura.
No mesmo dia o Seu Henrique perguntou ao Miguel:
- Filho, quanto você tem da sua mesada?
- Eu tenho R$ 7,00. Respondeu Miguel.
- E o resto? A tua mesada foi paga hoje.
E o Miguel respondeu:
- Eu fiquei com pena da dona Laura, que ás vezes não tem frutas ou bolachas para comer, e toda semana eu compro alguma coisa e levo para ela. No início ela não quis muito aceitar e perguntou da onde eu tirava o dinheiro para comprar, e eu respondi que era da minha mesada. Agora ela aceita e fica muito feliz quando eu levo.
O pai ficou feliz com a atitude do filho de fazer o bem sem ficar espalhando que ajuda e a quem ajuda, e por ele também não mentir quando indagado a respeito do que estava com o dinheiro da mesada.
O Seu Henrique prometeu que ambos ajudariam a dona Laura sempre que possível e necessário, mantendo sempre a virtude da caridade sem ostentação: QUE A MÃO ESQUERDA NÃO SAIBA O QUE DÁ A MÃO DIREITA.
3º momento: vivência. Aniversário de Miguel.
Desenhar uma situação que vocês vivenciaram e tiveram vontade de ajudar e não contaram para ninguém.
4º momento: momento do evangelho (leitura de um trecho pequeno, uma linha ou parágrafo de O Evangelho segundo o Espiritismo, com música instrumental ao fundo) e prece de encerramento. Preferencialmente uma parte do Evangelho referente ao tema estudado.