Prece inicial
Primeiro momento: pedir que os evangelizando definam prece.
Segundo momento: dividir em pequenos grupos, e distribuir pedaços de papel com os objetivos da prece: AGRADECER, PEDIR E LOUVAR, de modo que cada grupo receba um dos objetivos.
Terceiro momento: cada grupo deverá elaborar uma prece conforme o objetivo recebido. Posteriormente, as preces devem ser lidas para o restante da turma.
Quarto momento: distribuir a questão 662 de O Livro dos Espíritos e comentar.
662. Pode-se, com utilidade, orar por outrem?
"O Espírito de quem ora atua pela sua vontade de praticar o bem. Atrai a si, mediante a prece, os bons Espíritos e estes se associam ao bem que deseje fazer."
O pensamento e a vontade representam em nós um poder de ação que alcança muito além dos limites da nossa esfera corporal. A prece que façamos por outrem é um ato dessa vontade. Se for ardente e sincera, pode chamar, em auxílio daquele por quem oramos, os bons Espíritos, que lhe virão sugerir bons pensamentos e dar a força de que necessitem seu corpo e sua alma. Mas, ainda aqui, a prece do coração é tudo, a dos lábios nada vale.
Quinto momento - atividade: os sentimentos na hora da prece.
Distribuir gravuras de revistas com imagens de pessoas. Pedir que recortem em forma de coração. Na seqüência, colocar o coração em cima de uma folha de ofício branca (sem colar e sem deixar sair do lugar).
Distribuir pequenos pedaços de Bombril (palha de aço) e pedir que os evangelizandos esfreguem o Bombril em todas as direções.
O resultado será um coração branco, com as cores da imagem irradiando-se a partir do coração.
O evangelizando deverá, a seguir, escrever uma pequena prece por outra pessoa (de intercessão) dentro do coração.
Sexto momento: o evangelizador deverá reforçar que Prece de Intercessão é aquela que fazemos por outro Espírito, encarnado ou desencarnado, fazendo uma correlação com o desenho que surgiu a partir da técnica com o Bombril.
Lembrar que para o atendimento da prece, é necessário que haja merecimento de quem recebe a oração. Além disso, a pessoa que ora deve fazê-lo com o coração, chamando, assim, o auxílio dos bons Espíritos, a favor da pessoa por quem ora.
Clique aqui para ver um modelo.
Prece de encerramento
Sugestão: terceiro ciclo.