Objetivo: deixar claro que a prece é o que nos une a Deus e a Jesus, e que ela é muito importante para que nossos dias sejam bons e alegres. Sem a prece nos afastamos de Deus e de Jesus e seremos infelizes. Deus sempre atende nossos pedidos sinceros e necessários, pois Ele sabe do que realmente precisamos.
Prece inicial: dizer para os pequeninos que a prece de hoje será diferente, todos irão dar as mãos e cada um deles auxiliará na prece, a evangelizadora iniciará a prece e após cada um deles irá agradecer ou pedir alguma coisa, deixar livre para que cada um faça seus agradecimentos e pedidos (deixar também se eles quiserem fazer mais de um), após todos terem colaborado com a oração, a evangelizadora encerra agradecendo a Deus por esse meio de nos comunicarmos com Ele, tão belo e fácil que é a PRECE
Primeiro momento: mostrar para as crianças a “caixa das descobertas” e pedir que todos juntos abram a caixa e vejam o que tem lá dentro... UM TELEFONE... Conversar com as crianças (mostrando a elas o telefone reciclável).
Perguntar se eles conhecem um telefone e para que serve? Após ouvir as respostas com atenção, explicar que o telefone serve de instrumento para conversarmos com as pessoas quando estamos distantes delas, para contar o que aconteceu em nosso dia, o que fizemos de bom e, algumas vezes, de ruim também.
Para quem podemos ligar? Para nossos pais, amigos, tios, avós...
E quando queremos falar com Deus, como fazemos? A Prece serve como um telefone para falarmos com Ele, se a nossa ligação for clara, sincera e respeitosa. Deus, em sua infinita misericórdia, criou esse canal especial de comunicação para que a qualquer hora, em qualquer lugar, todo ser que pensa pudesse falar com Ele.
E Deus atende sempre que “ligarmos”? Sim, Ele nos atende a qualquer minuto, mas devemos saber pedir, pois Ele sabe das nossas necessidades. Devemos falar sinceramente, com fé e humildade. Devemos pedir somente coisas que nos auxilie para poderemos conseguir o que queremos com nossos próprios esforços. Deus vê o que se passa no fundo dos corações. Lê o pensamento dos seus filhos. Mas devemos agir com humildade e pedir sempre o seu auxilio através da prece.
Neste momento lembrar da aula anterior, onde eles aprenderam que a prece é como uma bolinha de sabão, ela sobe bem alto e vai para todos os locais, chegando até os bons Espíritos que levam até Deus nossos pedidos e agradecimentos (a evangelizadora pode fazer algumas bolhas de sabão para melhor visualização – sem perder a atenção das crianças).
Lembram-se da nossa aula sobre a higiene do corpo? Vocês sabem por que devemos escovar os dentes todos os dias? Sim, para ficarmos sempre limpinhos... então, assim como temos hábitos/cuidados com a higiene, devemos adquirir o hábito de fazer Prece todos os dias. Mas não podemos nos esquecer que acima da nossa vontade, prevalece a vontade de Deus, pois só Ele sabe o que é bom para nós.
Quantas vezes devemos fazer a prece ao dia? No mínimo duas vezes. Pela manhã, ao acordar para pedir proteção para o dia, e ao deitar para agradecer pelo aprendizado, por todas as coisas recebidas e pela proteção que recebemos. Podemos fazer ela a qualquer momento e em qualquer lugar.
O que acontece conosco quando fazemos a prece? A prece nos ilumina, alegra, tranquiliza/acalma, orienta e consola trazendo para perto de nós os bons espíritos para nos auxiliar.
Podemos orar por outras pessoas, inclusive por pessoas já desencarnadas? Sim.
Segundo momento: utilizar o tapete contador de histórias (colocar um tapete – de EVA, por exemplo – e pedir que todos os evangelizandos se acomodem no tapete).
Contar a história Oração de uma menina.
Clique aqui para ver os desenhos que utilizamos.
Terceiro momento: explicar que para falar com Jesus temos que ser simples. Tal como ocorre em uma ligação telefônica. Demonstrar que a criança fica de um lado e Jesus do outro (usando o boneco de Jesus, para melhor visualização). Lembrar que o fio é o pensamento, que nos liga a Deus. E que foi graças à fé de Marieta e da sabedoria do médico veterinário que Lulu foi curado e pode novamente voltar a brincar com a menina.
Novamente frisar aos pequeninos que a prece é o meio mais rápido de conversarmos com Deus e Jesus e por isso devemos estar calmos, se preferir de olhinhos fechados para facilitar a concentração e bem tranquilos para que nossa prece seja sincera e do fundo de nosso coração, para chegar até Eles demonstrando nosso imenso amor...
Quarto momento - atividade: confecção do “PRECEFONE” com materiais recicláveis – um telefone com sucata, material reciclado, papel, cartolina, canetinhas - deixar a imaginação das crianças fluir.
Clique aqui para ver o modelo usado na aula.
Prece de encerramento
Sugestão: Jardim.
Aula enviada pela evangelizadora Raquel, do Grupo Espírita Amigos de Chico, situado em Santo Ângelo, RS.