Prece V

         Objetivos: conscientizar os evangelizandos que a prece é uma forma de comunicação com Deus. Que através da prece nos ligamos ao Mundo Espiritual, e que os bons Espíritos vêm em nosso auxílio toda vez que nossa prece é proferida com fé e respeito. Portanto devemos reconhecer que a prece é de muito valor para nossas vidas. Ela conforta nas tristezas, aliviando nossas dores e traz esclarecimentos nos momentos de dúvidas, auxiliando em nossas necessidades.

         Prece inicial

         Primeiro momento: iniciar uma conversa dialogada com as crianças, perguntando se elas gostam de conversar com seus pais e irmãos, e se o fazem todos os dias, ouvir as respostas e ir lembrando que somos filhos de Deus e por isso temos necessidade de nos comunicarmos com Ele. Podemos conversar com Deus da mesma maneira que conversamos com as outras pessoas; esse momento de conversa se chama PRECE, é o momento em que falamos a Deus tudo que está em nosso coração por isso a prece deve ser sincera.

         Segundo momento - “Hora da degustação”: dar a cada criança um pequenino pedaço de chocolate e pedir que engulam inteiro (um pedaço bem pequeno, engolir assim que colocarem na boca, sem nem sentir o gosto, rapidamente mesmo). Depois, cada criança pega outro pedaço de chocolate do mesmo tamanho do anterior e coloque na boca e saboreia o chocolate, deixando-o derreter na boca, enfim, que coma bem devagar.

         Explicar que, quando fizemos nossas preces sem pensar, com pressa, sem sentimentos, é como comer o chocolate sem sentir o gosto, não fica o gosto em nossa boca, é quase como se não tivéssemos comido. Mas se oramos com amor e sinceridade no coração, com calma, pensando no que estamos fazendo, é como comer o chocolate devagarinho, saboreando-o, com vontade, sentindo o gosto do chocolate que fica na boca.

         Terceiro momento: mostrar gravuras de Jesus e continuar a conversa:

          Vocês sabem quem é Ele? Jesus.

          O que Jesus é nosso? Irmão e Mestre.

          Vocês sabem o que significa ser Mestre? Mestre é aquele que tem sabedoria para ensinar. Jesus é o Mestre para nossa vida e deve ser seguido porque fez somente o que é certo, através de palavras e atitudes. Nunca prejudicou ninguém.

          Será que Jesus fazia prece? Sim. Ele nos mostrou que devemos orar, com simplicidade, humildade e amor. Os rituais para fazer orações foram criados pelas religiões com o passar dos anos. A Doutrina Espírita fala que podemos e devemos orar em qualquer lugar e a qualquer momento.

          Vocês sabem o que é a prece? A prece é uma conversa com Deus; podemos orar em qualquer lugar e em qualquer momento, na rua, em casa, no Centro Espírita, na escola. Devemos orar com palavras simples e sinceras, saber o que dizemos e orar com o coração, com sentimentos verdadeiros; uma oração não precisa ser bonita ou cumprida para ser atendida; que Deus sempre ouve nossas preces.

         Quarto momento: contar a história Bolinhas de Amor.

         Clique aqui para ver os desenhos que utilizei para contar a história, juntamente com outros desenhos que fazem parte do cenário.

         Quinto momento - atividade: confecção do Potinho de Bolinhas de Amor, retirado modelo do site mariareciclona.blogpost.com.br

         MATERIAL:
         Para esse conjunto de BOLINHAS DE AMOR:
         1 garrafa pet pequena (de água, refri ou suco);
         1 lacre plástico retirado do gargalo da garrafa;
         1 bico da embalagem de detergente (se for possível se não pode ser usado somente o arame);
         1 pedaço de 20 cm de arame flexível;
         1 canudinho plástico;
         Adesivos, eva para colorir ...

         COMO FAZER SEU SOPRADOR:
         1º) Dobrar o arame ao meio prendendo o lacre da tampinha da garrafa;
         2º) Passe as duas pontas do arame por dentro do furinho da ponteira da embalagem de detergente.
         3º) Enfie as duas pontas do arame dentro do canudinho.
         4º) Coloque um pouco de cola quente dentro do orifício da ponteira para fixar bem o arame e o canudinho.

         COMO FAZER A EMBALAGEM COM ALÇAS PARA O LÍQUIDO:
         1º) Deixe uns 8 cm de base e usando uma tesoura, corte as duas laterais da embalagem até chegar no bico. Faça assim uma cestinha com alça, que você poderá segurar ou pendurar no braço.

         RECEITA PARA FAZER O LÍQUIDO DAS BOLINHAS DE AMOR:
         1 medida de glucose de milho
         2 medidas de detergente
         3 medidas de água.

         Obs.: na hora da realização da receita, foi maravilhoso todos colaboraram de alguma maneira, porém a receita não produziu bolinhas... não sabemos se foi porque mexermos bastante (cada um mexendo um pouquinho, ou se foi a receita mesmo.. então acabamos fazendo uma nova com detergente e água.. que deu muito certo, colocamos uma medida de detergente para 2 e ½ de agua... foi uma diversão só!!! )

         Prontinho agora é só soprar bolhas de amor para todos os lugares!!!

         Prece de encerramento

         Sugestão: Jardim.

         Aula enviada pela evangelizadora Raquel, do Grupo Espírita Amigos de Chico, situado em Santo Ângelo, RS.




         

[Aulas]    |    [Imprimir]