Prece II


         Prece inicial

         Primeiro momento: dividir a turma em três grupos, entregar três perguntas da parte terceira, Capítulo II, item A Prece, de O Livro dos Espíritos. Cada evangelizando deverá colar as perguntas no seu caderno. Cada grupo conversará sobre uma das perguntas, e deverá explicar a pergunta e a resposta ao restante da turma. Se a turma for muito grande, poderá ser dividida em mais grupos, selecionando mais perguntas.

         Clique aqui para ver as perguntas que selecionamos.

         Obs: o evangelizador poderá ajudar os grupos no entendimento das questões.

         Segundo momento: organizar os evangelizandos em um círculo, e conversar.

          O que significa louvar a Deus? Louvar é dar-se conta da perfeição da criação, da superioridade de Deus, é admirar a natureza e o Universo que Deus criou.

          O que é a prece? Uma conversa com Deus. Podemos conversar com Deus em qualquer hora e lugar, não precisando de uma posição específica (juntar as mãos, se ajoelhar), nem de imagens ou palavras difíceis. Para Deus o que importa são os nossos bons sentimentos, o que temos de bom em nosso coração.

          Por que precisamos orar? Para nos colocar em sintonia com Deus, para sermos auxiliados; para mais facilmente receber coragem, intuição ou ajuda de nosso Espírito protetor ou dos amigos espirituais.

          Será que Deus sempre ouve nossas preces? E Ele sempre nos dá o que pedimos? Sim, sempre somos ouvidos, mas nem sempre o que pedimos é o melhor para nós, como um pai que não dá ao filho pequeno um brinquedo com o qual ele possa se machucar.

          Como é a prece nas outras religiões? Será que são necessários rituais? Jesus não usava rituais, ele fez prece em vários lugares: na cruz, no alto do morro, na última ceia, com os apóstolos. Lembrar que devemos respeitar as crenças que são diferentes das nossas.

          Devemos orar apenas quando temos dificuldades? Não. Devemos orar quando tudo está bem para termos forças e fé para superar as dificuldades quando elas aparecerem. O evangelizador poderá citar como exemplo o que ocorre com a água da piscina: se a água não for tratada com produtos adequados e feita a limpeza regularmente, ela acaba ficando com tantas impurezas e sujeiras, que muda até a sua cor, tornando-se esverdeada e feia. Assim somos nós: precisamos da prece regularmente (todos os dias), a fim de que possamos estar em sintonia com Deus e permanecermos fortalecidos diante das dificuldades que fazem parte da vida de todas as pessoas.

          Perguntar se sabem o que quer dizer Adorar a Deus em Espírito e Verdade. Adorar em Espírito significa usar o pensamento e os sentimentos para orar, ser sincero, porque Deus não é alguém ou algo material que está em determinado lugar (restrito). Por isso não é preciso um lugar, um horário, ou uma posição especial para orar. Deus não dá mais atenção ou ouve melhor quem veste uma roupa especial para orar ou quem ora em voz alta, gritando. Deus, assim como nós, é Espírito.

          Adorar em Verdade significa o compromisso de unir o conhecimento e a realidade, pois é preciso conhecer as leis de Deus para adorá-lo: suas leis de amor, perdão, caridade. Lembrar que ser ignorante parece ser mais fácil, mas compreender e estudar exige esforço, porém traz felicidade. A razão facilita a compreensão, por isso é importante perguntar por que, qual o motivo, para compreender e melhor praticar o bem.

          Jesus ensinou: vigiai e orai. Vigiar quem? A vida alheia? Não. Vigiar nossos próprios pensamentos, sentimentos e atitudes (não ficar cuidando da vida dos outros). Orar quando? Onde? Orar a qualquer momento e em qualquer lugar, com palavras simples e sinceras. Lembrar que se estamos desenvolvendo a fé, a confiança em Deus e vigiando nossos pensamentos e atitudes, quando um problema surgir, nosso preparo espiritual (através do “vigiai e orai”) tornará a situação mais fácil de ser enfrentada.

          Podemos também orar em grupos, unindo as energias e as vibrações emitidas. Em nosso Grupo Espírita, todas as noites, às 23 horas, as pessoas se reúnem, em seus lares, para formar uma corrente de preces, a fim de beneficiar a todos que necessitem de auxilio espiritual. Convidamos as crianças, seus familiares e os evangelizadores a participarem deste momento de prece.

         Terceiro momento - atividade: encontre as frases.

         Clique aqui para ver sugestão de atividade.

         Prece de encerramento

         Sugestão: segundo e terceiros ciclos.

         


[Aulas]    |    [Imprimir]