Práticas Espíritas

         Prece inicial

         Primeiro momento: contar a história [O Casamento].

         Segundo momento - conversar com as crianças: a Doutrina Espírita não possui dogmas, rituais, vestes especiais, sacramentos, batismo, eucaristia, cerimônias religiosas de casamento, imagens, velas, procissões ou promessas a santos, (não existem trocas espirituais). A comunicação com Deus acontece através da prece.

         Na Doutrina Espírita não há batismo, nem no Centro Espírita, nem fora dele, pois cristão é aquele que segue os ensinamentos do Cristo pela sua fé transformada em atitudes no Bem. Deus não faz diferença entre os batizados e os não-batizados, entre espíritas, católicos, protestantes, budistas, crentes, etc.

         No lugar da Catequese (na religião católica, por exemplo), na Doutrina Espírita acontece a Evangelização Infantil. Não há primeira eucaristia, formatura, nem crisma. O espírita continua estudando, participando dos Grupos de jovens e posteriormente dos grupos de Estudo Sistematizados da Doutrina Espírita (ESDE). O estudo é para toda vida. Também não existe casamento espírita. O espírita ao casar observará as leis humanas, ou seja, perante um juiz.

         Na Doutrina Espírita não há sacerdotes, médiuns ou oradores espíritas destinados a "encomendar o corpo" dos que desencarnam. Assim, qualquer pessoa pode fazer uma prece e ler uma passagem de "O Evangelho Segundo o Espiritismo". O que importa são os pensamentos e sentimentos, o que sentimos no nosso coração pelo irmão que retorna para a verdadeira vida, a vida do espírito.

         [Subsídios ao evangelizador].


         Terceiro momento: levar os evangelizandos a concluírem qual é o objetivo do Espiritismo: tornar os seres humanos pessoas melhores, mais evoluídas espiritualmente, através do estudo e da prática do Bem.

         Quarto momento: perguntar aos evangelizandos se eles sabem quais são as práticas espíritas. São a Prece, o Evangelho no Lar, o Passe, a Água Magnetizada. Ao dar esta aula é importante que o evangelizador já tenha falado em aulas anteriores sobre esses temas.

         Quinto momento - atividade: [Caça-Palavras]. Modelo de [Caça-Palavras] para o evangelizador.

         Prece de encerramento

         Sugestão: primeiro e segundo ciclos, aprofundada de acordo com a maturidade da turma.



         

[Aulas]    |    [Imprimir]