Os Exilados de Capela – adaptação de texto do site www.momento.com.br

         Existe um grande sol de nome Capela, na costelação de Cocheiro, muito distante da Terra.

         Há muitos milênios, um dos planetas (muito parecido com a Terra) deste sol chamado Capela evoluiu bastante moralmente e espiritualmente. Porém, havia lá milhões de Espíritos rebeldes que não acompanharam a evolução do planeta, pois não tinham aprendido sobre amor e caridade.

         Os Espíritos superiores que governavam aquele planeta resolveram enviar esses Espíritos atrasados para reencarnarem em outro planeta, pois eles não tinham mais condições de reencarnar no mesmo planeta. E eles escolheram a Terra para as próximas reencarnações desses Espíritos, pois aqui eles poderiam aprender, através do trabalho e das dificuldades, sobre os nobres sentimentos e as virtudes que ainda não adquiriram em sua caminhada evolutiva.

         Jesus, o Governador da Terra, recebeu estes Espíritos, envolvendo-os em amor, trabalho e oportunidades de exercitar o bem e a caridade.

         Foram tempos difíceis para estes Espíritos, porque eles tinham, intuitivamente, saudade de seu planeta natal e dos amigos que lá deixaram. Eles se sentiam como exilados – alguém que deixa a sua pátria para ir morar em outro lugar. Há um livro que conta a história desses Espíritos: Os Exilados de Capela, do autor Edgard Armond.

         Os Espíritos que vieram de Capela já tinham ouvido falar de Deus e de Suas Leis, e passaram a cultivar, com esforço, o bem e a caridade na Terra, a fim de evoluírem e retornarem para o seu lar. Eles reencarnaram no Egito (e deram origem ao povo que construiu as pirâmides), em Israel, na Índia e em algumas partes da Europa. A civilização do Egito foi a que mais se destacou, com o culto a Deus e a prática do bem. Todos os exilados evoluíram retornando ao seu planeta, porém alguns se esforçaram mais e levaram menos tempo, e outros precisaram de mais encarnações para adquirir as virtudes eternas.

         No livro A Caminho da Luz, psicografado por Francisco Cândido Xavier, há uma parte dedicada à história desses Espíritos que vieram de Capela. Esta obra também narra toda a trajetória evolutiva da Terra, desde a sua formação, os primeiros habitantes, até a vinda do Consolador Prometido por Jesus – o Espiritismo.

         A história dos Espíritos exilados de Capela nos alerta para que nos esforcemos para evoluir, pois a Terra vai se transformar, em breve, em um Mundo de Regeneração e, se não aprendermos a fazer o bem, a amar ao próximo, seguindo os ensinamentos de Jesus não reencarnaremos na Terra. Poderemos ser enviados, como os habitantes de Capela, para um planeta distante, provavelmente longe das pessoas que amamos, a fim de enfrentarmos novas provas que nos farão evoluir, porque a lei de progresso e de evolução é para todos, indistintamente.