Pluralidade dos mundos habitados II

         Prece inicial

         Primeiro momento: entregar o Criptograma, pedindo que descubram as frases. Ao final, perguntar qual a frase de Jesus que se relaciona com o assunto. Resposta: Há muitas moradas na casa de meu Pai.

         Clique aqui para ver o Criptograma.

         Clique aqui para ver a resposta.

         Segundo momento: dividir os evangelizandos em três grupos, pedindo que cada grupo explique uma parte das frases do Criptograma: A casa do Pai é o Universo. As diferentes moradas são os mundos que circulam no espaço infinito, oferecendo aos Espíritos estações apropriadas ao seu adiantamento.

         Obs.: se necessário, o evangelizador deve complementar os comentários, podendo utilizar também as seguintes questões de O Livro dos Espíritos:

         55 – Todos os globos que circulam no espaço são habitados?

         Sim, e o homem da terra está longe de ser, como crê, o primeiro em inteligência, em bondade e perfeição. Todavia, há homens que se crêem muitos fortes, que imaginam que somente seu pequeno globo tem o privilégio de abrigar seres racionais. Orgulho e vaidade! Julgam que Deus criou o Universo só para eles.

         56 – A constituição física dos mundos é a mesma?

         Não, eles não se assemelham de modo algum.

          A casa do Pai é o Universo. As moradas (casas) são os planetas, a casa do Pai é o Universo e o Pai de Jesus (e nosso) é Deus. Deus é onipotente, isto é, tem poder absoluto sobre tudo o que criou.

          As diferentes moradas são os mundos que circulam no espaço infinito. A Terra, não ocupando no Universo nenhuma classe especial, nem pela sua posição, nem pelo seu volume, nada poderia justificar o privilégio exclusivo de ser habitada. Por outro lado, Deus não pode ter criado esses bilhões de globos só para o prazer dos nossos olhos; tanto menos que o maior número escapa à nossa vista.

          Oferecendo aos Espíritos estações apropriadas ao seu adiantamento. Estações, neste contexto são paradas, locais que os Espíritos reencarnam. Cada planeta oferece as condições necessárias aos Espíritos, para que prossigam na sua caminhada evolutiva. Espíritos que necessitam desenvolver a humildade, reencarnam em Mundos adequados, de Provas e Expiações. Espíritos muito primitivos, recém criados, reencarnam em mundos primitivos. Espíritos bondosos, que já sabem praticar a caridade e o perdão reencarnam em Mundos de Regeneração.

         Terceiro momento: comentários realizados pelo evangelizador acerca do enorme tamanho do Universo, a inteligência do Criador e a perfeição dos mundos.

         Clique aqui para ver subsídios ao evangelizador.

         Quarto momento: indagar aos evangelizandos sobre os diferentes tipos de mundos e sua classificação segundo a Doutrina Espírita. O evangelizador pode ir percebendo o que os evangelizandos sabem, complementando as informações.

         Clique aqui para ver subsídios ao evangelizador.

         Quinto momento: lembrar que a Terra vai se tornar um Mundo de Regeneração, e que aqueles Espíritos que não evoluírem, juntamente com o Planeta, terão que reencarnar em outros mundos, de acordo com a sua evolução. Falar também da importância de nos esforçarmos em praticar o bem e desenvolver as virtudes ensinadas por Jesus, pois esta pode ser a nossa última reencarnação neste planeta, se não aproveitarmos a oportunidade para evoluir.

         “Diante destas explicações que a Doutrina Espírita nos oferece, compreendemos que estamos vivendo hoje uma oportunidade decisiva. Se não nos esforçarmos no sentido de nos aprimorarmos moralmente, progredindo o necessário, seremos afastados daqui porque, no curso do terceiro milênio, a Terra tornar-se-á um “Mundo de Regeneração” e será a morada de Espíritos virtuosos, mansos e pacíficos que a terão herdado, conforme a promessa de Jesus: “Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a Terra.” (Mt, 5: 5).”
         Trecho extraído da AME-DJ – Departamento de Evangelização da Criança, aula Pluralidade dos Mundos Habitados, nr. 23, III ciclo “B”

         Sexto momento: contar a história sobre os Exilados de Capela - Espíritos que não acompanharam a evolução do seu Planeta e tiveram que reencarnar em mundos menos evoluídos, como a Terra.

         Veja aqui o texto original retirado do site www.momento.com.br

         Prece de encerramento

         Sugestão: terceiro ciclo.


         

[Aulas]    |    [Imprimir]