Pluralidade dos mundos habitados

           Prece Inicial

           Primeiro momento: escrever no quadro a seguinte frase: "Há muitas moradas na casa de meu Pai". Pedir que as crianças expliquem o significado deste ensinamento de Jesus. Concluir que as moradas (casas) são os planetas, a casa do Pai é o Universo e o Pai de Jesus (e nosso) é Deus.

           Segundo momento: mostrar gravura do nosso Sistema Solar aos evangelizandos. (clique aqui para ver sugestão). Perguntar: Existe vida fora da Terra? (Incentivar uma resposta motivada: por quê?)

          Terceiro momento: mostrar uma figura do Universo e dentro dele a Via-Láctea. Explicar que apenas em nossa galáxia existem cerca de 400 milhões de estrelas como o nosso sol. Concluir, com os evangelizandos, que há muitos planetas semelhantes ao nosso ou que possuem condições de vida (mesmo diferente da nossa). Os mundos e os seres que neles encarnam estão em diferentes etapas evolutivas, resultando em diferentes tipos de mundos e variadas espécies de corpos materiais, mais ou menos sutis.

          Quarto momento: citar as diferentes classificações de mundos, segundo a evolução. Dividir a turma em cinco grupos, sorteando os tipos de mundo entre os grupos, para que eles conversem sobre como deve ser a vida naquele mundo.

          Quinto momento: distribuir a cada grupo um texto referente ao mundo que estava sendo discutido, pedindo que eles confiram se estavam certos em suas deduções e tirem as dúvidas (clique aqui para ver sugestão de textos).

Clique aqui para ver sugestão de texto.

          Sexto momento: o evangelizador levará um cartaz em papel pardo, com a seguinte frase: "Há muitas moradas na casa de meu Pai". Logo abaixo da frase, constará a classificação dos mundos, cada um de uma cor de caneta, em ordem de evolução. Pedir a cada grupo que apresente as principais características do mundo que estudou. Neste momento o evangelizador deverá ir escrevendo as características no cartaz, de modo que todos possam observar as diferenças entre eles. Ao final, perguntar a que mundo pertence o planeta Terra, relembrando suas características de Mundo de Provas e Expiações. Lembrar, também, como ocorre a progressão material dos mundos: através do progresso moral dos seres que o habitam. O cartaz poderá ser exposto no Grupo Espírita de modo que todos possam ver e aprender o conteúdo estudado.
         Outra interpretação com relação a frase do Mestre "Há muitas moradas na casa de meu Pai" que consta em O Evangelho Segundo o Espiritismo, cap. III, refere-se ao estado feliz ou infeliz que o Espírito experimente quando se encontra na dimensão espiritual. Conforme for maior ou menor o grau de progresso alcançado pelo Espírito serão as sensações que experimentará, as percepções e o ambiente onde se encontrará, podendo tudo isso variar ao infinito.

          Sétimo momento: atividade enviada por Leda Cristina Ramos Gomes de Oliveira - Casa Espírita Fraternidade de Albino Teixeira, rua dos Aeroviários, 154, Liberdade, Belo Horizonte - MG.

Clique aqui para ver a atividade.

Clique aqui para ver a resposta da atividade.

Clique aqui para ver texto de esclarecimentos ao evangelizador.

Clique aqui para ver subsídios ao evangelizador.

Obs.: esta aula destina-se ao segundo e terceiro ciclos, aprofundar de acordo com a maturidade da turma.

          Prece de encerramento



         

[Aulas]    |    [Imprimir]