Objetivos: perdoar é desculpar as atitudes ruins que algumas pessoas fazem, sempre procurando compreender as dificuldades dos outros e não cultivando sentimentos de rancor e mágoa. Perdoar é viver em paz e feliz.
Prece inicial
Primeiro momento: convidá-los a descobrir o tema da aula, dizendo: Vamos descobrir sobre o que iremos aprender hoje? Neste momento colocar a música: Perdão (http://youtube/ZEFWqdsINJY).
Após ouvir os comentários das crianças, iniciar uma conversa:
Quando as crianças que cantam a música falam em perdoar, até não poder contar, elas querem nos dizer que perdoar é a melhor atitude que podemos ter frente as dificuldades do nosso dia a dia. Não devemos cultivar em nossos corações sentimentos ruins, mágoas, raiva e pensamentos negativos.
Segundo momento: vamos fazer uma brincadeira, para entendermos melhor o que a mágoa e a raiva fazem conosco?
1º) Distribuir bolinhas (de cor escura feitas de jornal) para cada evangelizando, e dizer:
- Imaginem que estas bolinhas de jornal são mágoas que vocês não conseguiram perdoar (explicar que mágoa é quando alguém faz alguma coisa pra nós que não gostamos e não conseguimos perdoar). Ela está em vocês, grudada e não podem soltá-la (colar a bolinha com uma fita adesiva nas mãos dos evangelizando, uma bola em cada mão).
Conversar enquanto cola as bolinhas:
Clique aqui para ver uma foto.
Será que uma mágoa ou uma ofensa atrapalha a nossa vida? Vamos descobrir? Então, o que eu disser, vocês terão que fazer, certo? Vamos lá:
1. Bater palmas;
2. Abraçar;
3. Pentear o cabelo;
4. Limpar o ouvido;
5. Abotoar um botão da camisa, ou calça ou amarrar sapatos.
6. Segurar objetos;
7. Abrir a porta.
8. Abrir uma bala.
Agora que vocês sentiram como é ter uma mágoa no coração, e perceberam a dificuldade de realizar algumas coisas simples, nós podemos entender que assim é a mágoa, algo que impede e atrapalha quem a carrega de fazer um montão de coisas boas.
Como nós podemos resolver isso? Perdoando. Mas como perdoar? Esquecendo a ofensa (aquilo que nos incomoda), não ficar lembrando, não ficar contando o que aconteceu para todas as pessoas que encontrar. Não desejar o mal. Não colocar obstáculos para reconciliar, desejar se entender com a pessoa. Perdoar com o coração. Não devemos querer vingança.
Lembrar da lei de causa e efeito, que dá a cada um conforme seus atos. Jesus ao nos orientar a oferecer a outra face – ou seja, retribuir o mal com o bem, não proibiu a defesa, mas condenou a vingança.
Então me digam: O que é perdoar de verdade? Esquecer com o coração o que aconteceu, compreendendo a outra pessoa. É importante se colocar no lugar do ofensor (daquele que nos fez mal). Ele pode estar passando por um momento difícil, com problemas. Quem agride, ofende, machuca, ainda não aprendeu sobre o amor. Quando passarmos a entender que o agressor só age assim porque ainda não compreendeu o caminho da felicidade, não nos ofenderemos mais.
Terceiro momento: contar uma história de Jesus que fala sobre o perdão:
Certa vez Pedro, que era apóstolo e amigo de Jesus, se aproximou de Jesus e lhe perguntou: Senhor, quantas vezes perdoarei ao meu irmão quando ele me magoar? Será até sete vezes?
Jesus lhe respondeu: Não vos digo que apenas sete vezes sete, e sim setenta vezes sete vezes. Devemos perdoar todas as pessoas e quantas vezes forem necessárias. Devemos nos perdoar também (autoperdão), pois todos somos aprendizes, nossas experiências guardam lições valiosas.
Quando não perdoamos fica um peso em nosso coração, causando tristezas, nos impedindo de fazer muitas coisas boas. É como se carregássemos uma pedra (bolinha de jornal) na mão sempre, podendo nos causar doenças, e isso nos prejudica e atrasa nossa evolução.
Perdoar faz bem para quem perdoa, pois quando perdoamos nos sentimos bem e tranquilos. Emitimos bons sentimentos. Tiramos um peso das costas, sentimos alívio. Quando não perdoamos, ou ficamos magoados, guardamos lixo no coração.
Neste momento, a evangelizadora deve passar o lixo e dizer-lhes:
Então, vamos jogar essa mágoa fora? Lembre-se de alguém que você não perdoou e jogue fora a mágoa que tem dele. Coloque no lixo.
Agora vamos testar para ver se nossa vida ficou mais leve sem as mágoas: devem novamente tentar fazer as atividades propostas anteriormente (bater palmas, abraçar...).
Salientar sobre a fundamental importância de cuidarmos de nosso coração, mantendo-o limpo de mágoas e rancores, perdoando e reconciliando-nos com nossos adversários, para sermos verdadeiramente cristãos. Vamos ouvir de novo a música sobre perdão?
Quarto momento - atividade: expressar (com desenhos ou palavras) os sentimentos que envolvem o perdão: amor, paz, amizade, alegria.... Distribuir folhas de ofício coloridas com a seguinte frase: Quais sentimentos ganhamos quando perdoamos?
Prece de encerramento
Sugestão: Jardim.
Aula enviada pela evangelizadora Raquel, do Grupo Espírita Amigos de Chico, situado em Santo Ângelo, RS.