Jesus - parábolas

           Prece Inicial

           Primeiro momento: iniciar a aula colocando no quadro 9 (nove) traços e solicitar aos evangelizandos que digam letras, até formarem o assunto que será tratado na aula.

           Segundo momento: explicar o que significa a palavra parábola e porque Jesus se utilizava delas para ensinar ao povo.
          Parábolas são as histórias que Jesus contava, cuja finalidade era transmitir verdades de uma maneira fácil de ser compreendida. Jesus as utilizava para facilitar a compreensão dos ouvintes. Através delas eram ditas verdades, que de outra maneira não seriam escutadas nem entendidas pelas pessoas da época. São contados fatos simbólicos e feitas comparações com acontecimentos da vida cotidiana; é o próprio ouvinte que tira dela uma conclusão. Este método comparativo facilita a compreensão das coisas espirituais.

          Terceiro momento: contar duas ou três parábolas, utilizando-se de recursos visuais. Todos nós gostamos de escutar histórias com desenhos ou encenadas.

          Sugestões de parábolas:
          Parábola do rico e Lázaro. Contar através de figuras coloridas coladas em quadros de papel mais grosso. Nós utilizamos os desenhos do livro "O Evangelho Segundo o Espiritismo para a Infância", de Maria Helena Fernandes Leite, edições Feesp, 2001.

          Parábola do óbulo da viúva. Poderá ser feita uma encenação, utilizando-se de dois sacos, um grande e outro pequeno (ou um saco grande e três moedas).

          Parábola do Grão de Mostarda. Conforme se vai contando a história, montá-la no quadro, através de desenhos.

Clique aqui para ver os desenhos utilizados.

Clique aqui para ver o resultado final.

          Lembrar que as parábolas eram utilizadas para que as pessoas entendessem e guardassem no coração os ensinamentos de Jesus.

          Quarto momento: fazer um grande cartaz em conjunto com as crianças, onde cada um desenhe uma árvore e escreva no centro um sentimento ensinado por Jesus, que quer que cresça em seu coração.

          Obs.: conforme a idade da criança poderá ser distribuído o caule da árvore com o sentimento já escrito (amor, paz, perdão, amizade, caridade, alegria, trabalho, educação, respeito, fé, entre outros).

Clique aqui para ver o modelo.

         A medida que as crianças forem terminando os desenho, levam para o evangelizador colar no grande cartaz. Poderá ser distribuído para aquelas crianças que forem terminando, desenhos de flores para que pintem e colem no cartaz. Deverá ser escrito no cartaz uma frases para que todos entendam o significado do trabalho realizado.

          Sugestão de frase:
          Os ensinamentos de Jesus são sementes. É só plantar em nossos corações e cuidar para que cresçam e se transformem em belas árvores de amor.

          Prece de encerramento



         

[Aulas]    |    [Imprimir]