Parábola da rede

         Prece inicial

         Primeiro momento - indagar: o que significa a palavra PARÁBOLAS? Histórias que Jesus contava, tendo como personagens as coisas e as pessoas da época: pescadores, trigo, mar, uvas, pastores, festas da época.

         Salientar que Jesus contava histórias porque, além de facilitar o entendimento dos seus ensinamentos, narrativas são fáceis de lembrar e de contar aos outros.

         Segundo momento: contar a Parábola da rede.

         Terceiro momento: conversa informal sobre a parábola narrada.

         a - O que significa o Reino dos Céus? O Mundo Espiritual.

         b - O que significa o mar? O Universo.

         c - Que tipo de peixe a rede apanha? Todos os tipos – bom ou ruins.

         d - O que são peixes bons ou ruins? Pessoas com diferentes níveis de evolução, com diferentes atitudes, pensamentos e sentimentos (bons ou maus).

         e - O que são os anjos? Espíritos desencarnados, mensageiros de Jesus.

         f - Para onde vão os bons e os maus? Os bons vão reencarnar, continuando a evolução. Os que ainda não evoluíram também reencarnam, mas em lugares e situações com dificuldades.

         g - O que é a fornalha de fogo onde há choro e ranger de dentes? São as dificuldades que vamos encontrar no futuro, como consequências dos erros e das más escolhas que fizemos.

         h - Que tipo de atitudes podem ser consideradas escolhas erradas, que trazem sofrimento como consequência?

         i - Que atitudes nos fazem evoluir?

         Quarto momento – atividade: confeccionar um cartaz (pode ser cartolina azul) com o desenho que simbolize mar (incluir desenhos ou recortes de estrelas do mar, siris, ondas e peixes).

         Desenhar uma rede (ou enfeitar com uma rede de crochê). No mar há todo tipo de peixes, e os evangelizandos devem desenhar, pintar e recortar peixes em cartolina (quantos quiserem) – e escrever na barriga de alguns peixes uma atitude que faz evoluir e em outros peixes uma má escolha.

         Os peixes também podem ser entregues às crianças ao estilo de um quebra-cabeça (em pedaços desenhados previamente pelos evangelizadores) para serem montados e pintados.

         O cartaz pode conter a frase: Parábola da Rede - O Reino dos Céus é semelhante a uma rede lançada ao mar, que recolheu todo gênero de peixes.

         Fonte: Parábolas e Ensinos de Jesus, de Caibar Schutel, Editora O Clarim.

         Obs.: 1 - Esta aula faz parte da programação “Férias com Jesus”, desenvolvida pelos evangelizadores do Grupo Espírita Seara do Mestre. Adaptar para todos os ciclos.

         2 - Tem muitos desenhos na internet sobre esta parábola.

         Prece de encerramento



         

[Aulas]    |    [Imprimir]