Pai Nosso VI

         Prece inicial - começar a aula com uma prece em conjunto, a prece deverá ser construída, começando com o evangelizador e cada evangelizando complementa com uma frase.

         Primeiro momento: recapitular/relembrar a aula anterior que deve ter sido sobre a prece.

          Perguntar se lembram o que é uma prece. É uma conversa com Deus, com Jesus, com o nosso anjo da guarda.

          Existe um horário certo ou lugar certo para fazermos as nossas preces? Não. Podemos conversar com Deus em qualquer hora e lugar.

          Precisando de uma determinada posição para fazer as nossas preces? Não. Não precisamos juntar as mãos, se ajoelhar.

          Precisamos de imagens de santos para fazer as nossas preces? Não, nem de palavras difíceis ou complicadas.

          Como devemos orar? Com palavras simples e sinceras, com o nosso coração. O que importa é o sentimento que usamos na hora da prece.

Respeitamos a maneira de orar de todas as religiões, mas entendemos que não há a necessidade de horário certo, dia certo, imagens ou qualquer tipo de ritual/cerimônia.

          Quais são os tipos de preces que conhecemos? Louvar, pedir e agradecer.

         * Louvar (elogiar, engrandecer - Louvar é dar-se conta da perfeição da criação, da superioridade de Deus, é admirar a natureza e o Universo que Deus criou).

         * Pedir (para sermos auxiliados; para mais facilmente receber coragem, intuição ou ajuda de nosso Espírito protetor ou dos amigos espirituais, diante das nossas dificuldades).

         * Agradecer (por tudo que queremos – a família, a natureza, o estudo, por estarmos tendo a oportunidade de participar de uma aula de evangelização).

         Segundo momento: relembrar que Jesus também fazia preces e que quando estava encarnado aqui na Terra nos ensinou uma oração. Perguntar se eles lembram qual é a oração e se alguém a conhece. Explicar que iremos estudá-la na aula.

         Terceiro momento: distribuir aos evangelizando partes da oração do Pai Nosso e, à medida que o evangelizador, com o auxílio dos evangelizandos, vai explicando o significado de cada trecho, ir colando em uma cartolina para montar a oração.

         Pai Nosso, que estás em toda a harmonia do Universo
         Deus é nosso Pai, Criador do Universo. Todos somos irmãos, filhos do Criador. Deus é Pai amoroso, e podemos nos dirigir diretamente a Ele em nossas preces.

         Santificado seja o Teu nome
         Se sintonizamos com Deus, podemos sentir Sua presença, pois em todos os lugares há provas da sabedoria e do amor Divinos. Devemos louvar a Deus e agradecer a Ele a vida, a família e as experiências, alegrias e tristezas que vivenciamos a fim de evoluirmos espiritualmente.

         Venha a nós o Teu reino
         Cada um deve colocar os ensinamentos de Jesus em prática, a fim de que se instale o reino de Deus em nós, que é o reino da paz, da justiça e do amor; as Leis Divinas estão gravadas na consciência de cada ser humano. Devemos sempre nos esforçar para realizar o bem, pois só assim alcançaremos a verdadeira felicidade.

         Seja feita a Tua vontade na Terra, no Espaço e em todos os mundos habitados
         A vontade de Deus está expressa na Lei de Causa e Efeito, na Lei de Amor. Devemos vigiar nossos atos, pensamentos e palavras, pois tudo de bom e de ruim que fazemos gera consequências. E ter resignação para aceitar estas consequências.

         O pão do corpo e da alma dá-nos hoje, Senhor
         Pedir apenas o necessário. Pedir o pão que alimenta o corpo físico e o pão da alma que é a fé, a confiança em Deus; Dai-nos o pão de cada dia, ou seja, os meios de adquirir, pelo trabalho, as coisas necessárias à vida material e espiritual, pois não devemos pedir o supérfluo, o desnecessário.

         Perdoa as nossas faltas e imperfeições e dá-nos o sublime sentimento do perdão para com aqueles que nos tem ofendido
         Assumimos o compromisso de perdoar o nosso irmão, sem mágoa, sem rancor, esquecendo a ofensa. Somos Espíritos ainda imperfeitos, erramos muitas vezes, mas nos comprometemos a esforçarmo-nos para sermos caridosos, perdoando e esquecendo as ofensas contra nós proferidas.

         Não nos deixai sucumbir às tentações da matéria, às ciladas dos Espíritos mais imperfeitos que nós, mas envia-nos, Senhor, os bons para nos esclarecer
         Analisar as situações, aprender com os erros, procurar fazer sempre o bem, o correto. Não basta não fazer o mal, é necessário fazer o bem. Estar atento às influências espirituais de encarnados e desencarnados. Importante que combatamos nossas más inclinações e vícios, porque nossas imperfeições são portas abertas às influências de outros espíritos que desejam nos prejudicar. Que possamos nos esforçar sempre para merecermos o auxílio e a inspiração do nosso anjo da guarda.

          Que um raio de Tua luz se derrame sobre toda a humanidade sofredora.
         Em nome de Deus, Cristo e a caridade.

         Compreender que Deus é justo e só faz o bem. Bem sofrer é aproveitar o sofrimento para crescer moral e espiritualmente, sendo resignado, mas sem acomodação.

         Quarto momento: distribuir o Caça Palavras.

         Resposta do Caça palavras.

         Quinto momento: distribuir a oração do Pai Nosso para colarem no caderno.

         Prece de encerramento - todos juntos, realizam a oração do Pai Nosso

         Sugestão: segundo e terceiro ciclos.

         Evangelizadoras: Camila, Larissa e Niete – Centro Espírita Caminho da Prece.

         


[Aulas]    |    [Imprimir]