Momento do Evangelizador


         No primeiro momento expliquei claramente o proposto para o momento e perguntei se todos tinham entendido.

         Distribui uma bolacha recheada (passatempo com bichinhos desenhados) para cinco evangelizandos do total de sete evangelizandos. Dois (uma menina e um menino) não quiseram a guloseima.

         Perguntei se todos tinham entendido o proposto e uma evangelizanda repetiu o que eu havia explicado e observou que uma coleguinha já estava colocando a guloseima na boca e disse: - Você não entendeu o que a Prof. disse? Você não vai ganhar outra bolacha! Pedi para que todos se comportassem e que ficassem sentados quando eu estivesse fora. A mesma evangelizanda disse que iria cuidar de todos para mim (ela tem cinco anos). Disse que não seria necessário, visto que cada um seria responsável por si mesmo. Perguntei: - Não é verdade? Todos afirmaram que sim. Sai da sala, deixando-os por cinco minutos.

         Obs.: a pessoa escolhida para ficar na sala com os evangelizandos, deve fingir que está lendo ou fazendo uma atividade, ou seja, que está indiferente ao que se passa. Só deverá intervir em caso de briga.

         No segundo momento, entrei na sala e apesar de terem conversado bastante e darem risadas, todos estavam sentados em seus lugares.

         Resultado da dinâmica: dos cinco evangelizandos que receberam a guloseima, somente duas não tocaram na bolacha, os outros três evangelizandos já tinham comido. Parabenizei as duas evangelizandas por terem tido paciência de me esperar. Batemos palmas para elas e dei para cada uma delas outra bolacha. Uma das evangelizandas que havia comido a bolacha ficou emburrada e quando chamei a todos para contar a história ela disse que não queria participar. Não dei IBOPE ao que disse (um determinado programa só fica no ar se damos IBOPE para ele), de qualquer forma escutaria a história de onde estava.

         No terceiro momento, no momento que antecede a história, questionei os evangelizandos sobre as características físicas de cada personagens, sons que imitiam e como se locomoviam. Iniciei a história sempre buscando explorar o lugar e os personagens. Todos ouviam atentamente.

         No quarto momento, trabalhamos com os quebras-cabeças. Algumas crianças tiveram dificuldade e os colegas que sabiam, ajudaram. Parabenizava a todos em todos os momentos! Devagarzinho fui trazendo a evangelizanda que estava emburrada para participar e incentivava e elogiava ela pela participação, aos poucos já estava animada novamente. No final, como não havia levado a figura do búfalo, apesar de minhas descrições no início da história, um evangelizando perguntou: - Prof. não tem figura de búfalo? Prometi que na aula seguinte levaria uma figura para eles observarem como era fisicamente o animal.

         O quinto momento, não realizamos. Os evangelizandos envolveram-se bastante com o quarto momento não restando tempo para o quinto.

         No final da aula, distribui as bolachas que restaram, 06 evangelizandos dividiram entre si. Uma das evangelizandas que havia comido a guloseima antes de eu retornar a sala, disse que não queria mais, já estava satisfeita com a que recebeu no início da aula, iria tomar sopa no final da aula, os demais guardaram suas bolachas para comer depois de tomar a sopa.


         Sugestão de sites para os desenhos das atividades do quarto momento:

http://picasaweb.google.com/Janny153/7errosQuebraCabecaELabirinto#5331687778914705778 (click na seta para passar para outra atividade)

http://picasaweb.google.com/Janny153/7errosQuebraCabecaELabirinto#5331689712576156210 (para essa figura, recortei ela somente na linha vertical e tracei duas na horizontal em partes iguais, totalizando assim 06 partes).


         Figuras de bufalo:

http://www.google.com.br/search?tbm=isch&hl=pt-BR&source=hp&biw=800&bih=403&q=figuras+de+bufalo+para+pintar&gbv=2&oq=figuras+de+bufalo+para+pintar&aq=f&aqi=&aql=&gs_sm=e&gs_upl=0l0l0l3645l0l0l0l0l0l0l0l0ll0l0


         DOBRADURAS:

http://www.google.com.br/search?hl=pt-BR&q=dobradura%20de%20urso&psj=1&gs_sm=e&gs_upl=2603l22492l0l23964l17l13l0l0l0l0l631l6690l4-5.8l13l0&bav=on.2,or.r_gc.r_pw.&biw=800&bih=403&wrapid=tlif131707751415910&um=1&ie=UTF-8&tbm=isch&source=og&sa=N&tab=wi

http://www.google.com.br/search?um=1&hl=pt-BR&biw=800&bih=403&tbm=isch&sa=1&q=dobradura+de+AVES&oq=dobradura+de+AVES&aq=f&aqi=g1&aql=1&gs_sm=e&gs_upl=154042l155144l0l155885l4l3l0l1l1l0l400l400l4-1l1l0