O Homem na sociedade III

         Objetivos da aula: levar os evangelizandos a compreenderem que devemos fazer ao próximo somente aquilo que gostaríamos que fizessem conosco, salientando a importância da justiça na família, na sociedade, em toda parte. Importante lembrar que para resolver os problemas do mundo, é preciso primeiramente reconstruir o indivíduo. A situação externa de cada nação, reflete a situação interna de cada cidadão. Não se pode construir uma sociedade justa se não houver homens justos.

         Prece inicial

         Primeiro momento: passar o vídeo Tailandes.

         Segundo momento: questioná-los sobre o entendimento do vídeo e dar início ao diálogo:

         Descrever o vídeo.

         Todos puderam perceber que o menino rouba o medicamento na farmácia e é pego pela dona que grita com ele e o agride. No início percebemos que ele rouba porque a mãe está doente, sua intenção é somente para auxiliar a mãe.

         Qual a maneira correta de agir nesta situação? Sua atitude está errada porque não podemos prejudicar os outros tentando nos beneficiar.

         O menino poderia ter pedido ajuda para a dona da farmácia e para os demais conhecidos do bairro. Mesmo ele tendo uma boa intenção, a atitude errada não se justifica.

         O comerciante, um homem de bem, sensibilizado com o problema do menino, auxiliou-o sem nunca esperar algo em troca. Acreditou no menino e ainda lhe ofereceu uma sopa.

         Trinta anos depois este mesmo homem/comerciante continua auxiliar a todos que precisam, mostrando que realmente era um homem de bem e que nunca cobrou nada em troca. Fazia com naturalidade demonstrando bondade. Suas atitudes serviam de exemplo a todos que o cercavam.

         E aquele pequeno ato modificou e auxiliou a vida daquele menino profundamente. Tornou-se um bom médico, auxiliando a todos que necessitavam independente se tinham condições de pagar ou não. E se tornou um homem de bem que espalhou suas virtudes por onde passava.

         Pagou a conta do hospital do comerciante, demonstrando toda a gratidão que sentia pelo homem que o auxiliou quando ele era um menino pobre.

         Terceiro momento: questionar e aguardar as respostas.

         * O que aconteceu com o menino foi justo?

         * E se estivéssemos no lugar do comerciante, teríamos a mesma atitude? E no nosso dia a dia agimos assim?

         Quarto momento: ler a questão 875 de O Livro dos Espíritos e comentar.

         Subsídios:
         * Devemos ficar do lado da justiça sempre, mesmo que isso de alguma forma venha a nos prejudicar.

         * Tudo aquilo que desejamos e esperamos que as pessoas façam para nós, devemos também fazer para elas, com alegria.

         * Quando estivermos em dúvida qual o caminho correto a ser seguido, devemos nos perguntar: O que Jesus faria se estivesse em meu lugar?

         * As leis devem ser seguidas por todos na sociedade. As leis humanas variam conforme o progresso de um povo (progresso humano). Existem as leis de Deus, chamadas leis divinas ou naturais, que são imutáveis e estão gravadas na nossa consciência.

         * Devemos ser justos ao ponto que aquilo que deseje para ti deves desejar ao seu próximo. E aquilo que não desejes para ti não deverá desejar aos outros. Faça o bem aos outros da mesma forma como gostaria que fizessem a você. Dê somente bons exemplos as pessoas. Aquilo que considere mal para si, considera ruim para os outros. Tudo aquilo que aceite para si, aceite para os outros.

         * Devemos ter cuidado para que as nossas atitudes não façam outras pessoas sofrerem. Não devemos ser felizes as custas do sofrimento dos outros, porque não estaremos só fazendo mal ao próximo, mas também a nós. Somos responsáveis por nossos atos.

         Quinto momento: solicitar que os evangelizandos realizem uma das três tarefas abaixo:

         * Escrever três frases sobre o tema da aula (justiça);

         * Descrever uma situação que envolva o tema da aula (justiça);

         * Fazer um desenho que represente uma atitude de honestidade.

         Obs.: concluída a atividade todos deverão compartilhar suas respostas com os colegas. Quem desenhou deverá explicar o significado do desenho. Se necessário o evangelizador deverá auxiliá-los nos relatos, incentivando todos a participarem.

         Prece de encerramento

         Aula enviada por Raquel Lemes Erthal da Silva e Gláucia Pizoloto, evangelizadoras do Grupo Espírita Amigos de Chico - Santo Ângelo - RS.




                  

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