Decálogo

         Prece Inicial

         Primeiro momento: fazer as perguntas abaixo e escrever no quadro as respostas das crianças.

          O que é uma lei? Regra, dever, norma de fazer ou não fazer algo, mandamento de como proceder.

          Conhecem alguma lei? Quais?

         Obs.: o evangelizador poderá levar um código e mostrar algumas leis que regem a sociedade (dizer a que assunto se referem e ler um artigo – exemplo: ler um artigo do Código de Trânsito).

         Segundo momento: estabelecer a diferença entre Leis divinas e Leis humanas.

         Leis divinas provêm dos espíritos superiores, são enviadas por Deus e não se modificam com o passar do tempo.

         Leis humanas são elaboradas pelos seres humanos e se modificam, porque são, muitas vezes, imperfeitas como as pessoas que as fizeram. São feitas de acordo com o momento vivenciado e a situação. Assim, conforme a situação muda, a lei muda.

         Obs.: o evangelizador poderá estabelecer um conceito utilizando as respostas dos evangelizandos. As leis citadas no início da aula foram elaboradas por quem? Elas mudam? Por quê? E as Leis criadas por Deus, mudam? Por quê? Não mudam porque são perfeitas.

          Conhecem alguma lei divina?

         - Lei de reencarnação, pluralidade dos mundos, livre-arbítrio, sobrevivência do espírito após a morte do corpo físico, lei de evolução, comunicabilidade entre espíritos encarnados e desencarnados são leis divinas.

         - As leis de amor e perdão ensinadas por Jesus (emissário de Deus) são leis divinas.

         - O Decálogo (10 Mandamentos recebidos por Moisés) são leis divinas.

          O que sabem sobre o Decálogo:

         O decálogo foi recebido no Monte Sinai por Moisés, que era médium. São dez regras de conduta. São leis divinas, porque foram enviadas por Deus através dos espíritos superiores e não mudam com o tempo ou a situação. São atuais até hoje.

         Terceiro momento: distribuir os 10 Mandamentos para colar no caderno. Explicar que são leis de conduta do indivíduo para com Deus, para consigo mesmo e para com o próximo (escrever no quadro, para fixar).

         Quarto momento: dividir a turma em duplas. Distribuir um mandamento para cada dupla. Pedir que escrevam no caderno o que significa aquele mandamento, citando exemplos, para após apresentarem aos colegas. Pode ser feito um círculo para as apresentações. O evangelizador deverá aproveitar bem as respostas e solicitar a participação dos demais grupos para complementar as respostas. À medida que as duplas vão apresentando, perguntar em qual das três categorias o mandamento se enquadra: leis de conduta do indivíduo para com Deus, para consigo mesmo ou para com o próximo.

         Subsídios ao evangelizador.

         Prece de encerramento

         Sugestão: segundo e terceiro ciclos.

         


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