Defina o espaço deste jogo estabelecendo quatro cantos e um círculo central como área de segurança.
Demarque o círculo central com fita crepe ou giz; faça-o largo o suficiente para que todos possam ficar dentro dele confortavelmente.
Marque um pequeno círculo em cada canto. As crianças que ficarem dentro dos círculos estarão seguras. Diga que as áreas de segurança representarão o Céu e a área externa representará o Inferno.
Dentro das áreas de segurança deverá estar escrito em giz ou em pedaços de papel: amor, paciência, tolerância, persistência, perseverança, caridade, solidariedade, trabalho, estudo, perdão... Fora da área de segurança deverá conter as palavras egoísmo, brutalidade, ganância, ódio, inveja, ciúme, perseguição, maledicência, preguiça, orgulho, mágoa, revolta... Escolha uma pessoa para ser o “pegador”.
Esclareça que cada um poderá marcar um ponto cada vez que correr do círculo para um dos cantos e voltar ao círculo sem ser pego. Os círculos são áreas de segurança, local onde não podem ser pegos. Mas só vale uma pessoa de cada vez, em cada canto. Se alguém for pego, estará congelado até que outro jogador consiga descongelar. Distribuía fichas que valem pontos conforme os jogadores forem marcando seus pontos.
O evangelizador deverá estar preparado para agir como juiz a fim de determinar se as crianças estavam ou não dentro das áreas de segurança quando foram pegas.
Arranje outro “Pegador” sempre que cinco pessoas tiverem feito pontos. Encerre o jogo antes que o interesse diminua. Reúna as crianças; acalme-as para ouvirem o que você tem a dizer, fazendo um exercício de respiração profunda.