Obras Póstumas



         Objetivo da aula: esclarecer aos evangelizandos sobre a importância do livro Obras Póstumas, que foi publicado em 1890 – 21 anos depois da desencarnação de Allan Kardec.

         Prece inicial

         Primeiro momento: perguntar aos evangelizandos sobre Allan Kardec (quem foi, o que fez, qual a importância dele para a Doutrina Espírita, etc). Acreditamos que a maioria dos adolescentes já ouviram falar sobre Allan Kardec. Caso haja alguns que participem do grupo de jovens pela primeira vez, peça aos evangelizandos que conhecem a sua biografia relatar o que sabem, complementando quando necessário.

         Segundo momento: como essa aula faz parte de uma sequência de aulas sobre as obras básicas, é importante recapitular o conhecimento aprendido até o presente momento. Se possível após os evangelizandos responderem as perguntas abaixo, solicitar que façam um resumo da obra ou citem uma característica de acordo com o que entenderam. Se for possível o uso de audiovisual, recomenda-se mostrar alguns slides referentes a cada obra e/ou levar uma copia de cada livro para que o mesmo possa ser manuseado.

         Perguntar aos evangelizandos:

         Qual foi a primeira das cinco obras codificadas por Allan Kardec? O Livro dos Espíritos, que contém Doutrina Espírita, publicado em 18 de abril de 1857.

         Qual foi a segunda das cinco obras codificadas por Allan Kardec? O Livro dos Médiuns ou Guia dos Médiuns e dos Evocadores, em janeiro de 1861.

         E a terceira? O Evangelho segundo o Espiritismo, em abril de 1864.

         E a quarta? O Céu e o Inferno ou A Justiça Divina Segundo o Espiritismo, em agosto de 1865.

         E a quinta? A Gênese, ou também Os Milagres e as Predições Segundo o Espiritismo (La Genése, les Miracles et les Preditions selon le Spiritisme em francês), foi publicada em 6 de janeiro de 1868.

         Terceiro momento: perguntar qual o livro publicado após o desencarne de Allan Kardec, que complementa e aprofunda alguns pontos das obras básicas? Obras Póstumas, que apresenta vários trabalhos do mestre que nunca haviam aparecido em livro. Na verdade, a maioria já havia sido publicada na Revista Espírita, logo após o seu desencarne, como pode ser verificado consultando o volume da coleção correspondente ao ano de 1869. Constam dele a biografia de Allan Kardec (transcrita da Revista Espírita de maio de 1869) e o discurso de Camille Flammarion, pronunciado junto ao túmulo de Allan Kardec. Ao lado das obras da Codificação Espírita que formam o "Pentateuco Kardequiano", Obras Póstumas constituí valiosa contribuição ao esclarecimento de vários temas fundamentais do Espiritismo, como: Deus, a alma, a criação, caracteres e consequências religiosas das manifestações dos espíritos, o perispírito como princípio das manifestações, manifestações visuais, transfiguração, emancipação da alma, aparição de pessoas vivas, bi-corporeidade, obsessão e possessão, segunda vista, conhecimento do futuro, introdução ao estudo da fotografia e da telegrafia do pensamento.

         Pontos importantes:

         * Reafirmação e esclarecimento de assuntos abordados nos outros livros, com base em O Livro dos Espíritos.

         * Completa e aprofunda o sentido de pontos básicos da Codificação.

         * Proposta de arremate da obra.

         * Este livro foi publicado somente 21 anos após a desencarnação de Allan Kardec.

         Expor o livro e os benefícios desse material para a Doutrina Espírita

         Clique aqui para encontrar subsídios ao evangelizador.

         Quarto momento - trabalho em grupo: o evangelizador irá dividir os evangelizandos em equipes de 3 ou 4, dependendo do número de adolescentes. Assim que os grupos forem formados, o evangelizador irá dar uma cópia de uma das partes do Discurso pronunciado junto ao túmulo de Allan Kardec por Camille Flammarion, retirado do livro Obras Póstumas.

         Clique aqui para ver a cópia inteira do Discurso pronunciado junto ao túmulo de Allan Kardec por Camille Flammarion, retirado do livro Obras Póstumas.

         Quinto momento: pedir para que cada grupo apresente a sua parte do texto para o grande grupo e coloque com suas palavras o que foi percebido. Que tipo de homem era Allan Kardec, baseado no discurso de Camille Flammarion?

         Sexto momento: Obras Póstumas, desenvolve, aprofunda e esclarece assuntos abordados nas obras da codificação.

         Allan Kardec nos disse que ‘Todo efeito tem uma causa. Todo efeito inteligente tem uma causa inteligente. O poder da causa inteligente está na razão da grandeza do efeito.’

         Fonte: www.espirito.org.br

         Prece de encerramento

         Evangelizadora: Carolina von Scharten, London, trabalhadora da BUSS - The British Union of Spiritist Societies (Federativa Espírita Britânica).



         


[Dinâmicas]    |    [Imprimir]