Obediência III – um valor moral


         Objetivo: levar as crianças a reconhecerem que a obediência facilita suas vidas. Ressaltar a importância de termos ordem e disciplina para alcançarmos o equilíbrio do Espírito. O foco principal da aula deve ser deixar claro que a obediência e a resignação são virtudes que devem ser alcançadas para podermos evoluir, sendo que para isso é indispensável termos fé, diante das provas e das dificuldades. Por isso é muito importante nos conhecermos e nos esforçarmos para modificar nossas tendências más.

         Prece inicial

         Primeiro momento: convidá-los a jogar um jogo: “Minhas escolhas me aproximam de Jesus?” Para cada criança distribuir uma ovelhinha (pode ser de E.V.A ou de algodão, dependendo de como for ser contada a história), e iniciar uma conversa dialogada.


(Modelo retirado da internet)

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          A ovelha é um animal manso ou selvagem? Ela é tão mansa que até se deixa tosquiar ou cortar a lã de seu corpo para que façamos roupas, agasalhos e blusas. A pessoa que cuida de ovelhas é chamada de Pastor.

          Essa ovelhinha que vocês estão segurando representa vocês, ou seja, a partir de agora vocês são ovelhinhas. Eu vou dizer algumas situações que acontecem no nosso dia e vocês vão responder o que fariam, mas vocês têm que ser sinceros, falar o que realmente pensam, e não para me agradar, pois vocês sabem que, Deus sabe de nossos pensamentos. De acordo com as respostas de vocês, cada um irá receber um cartão. No final da brincadeira vamos ver se nos aproximamos ou nos afastamos do Mestre Jesus.

          Vamos começar a brincadeira:

          Você foi dormir super tarde, e no dia seguinte sua mãe te acorda para ir à escola, mas você está com muito sono e cansado, o que você faz? Levanta apesar do cansaço e vai estudar, ou briga, chora e xinga sua mãe e fica dormindo, pois não está a fim de ir à aula?

          Sua mãe comprou pra você um jogo muito legal, você mostra o jogo e brinca com seus irmãos e amigos ou você guarda, esconde pra não precisar emprestar pra ninguém?

          Sua mãe pede pra você todos os dias após o banho colocar sua roupa suja no cesto e estender a sua toalha molhada. Você não fala nada, mas também não faz o que sua mãe pediu. Diz à ela que não vai ajudar porque esse serviço é muito chato ou atende o pedido de sua mãe, afinal, foi você quem sujou a roupa e molhou a toalha?

          Na escola, na hora de entrar pra sala você e seus colegas estão correndo e um amigo tropeça e cai em cima de você. O que você faz? Desculpa imediatamente, pois todos estavam correndo e o garoto não teve culpa. Ou xinga e briga com o garoto?

          Na hora do lanche há um colega que não levou lanche. Você observa e não faz nada, você dividi seu lanche com ele, ou você ri dele porque ele não tem lanche?

          Você está na evangelização e os evangelizadores pediram para você não correr, o que você faz? Assim que ninguém está olhando você começa a brincar de correr com seus amigos? Ou você se contém, pois já aprendeu que a Casa Espírita é um local de oração?

          Você está na Casa Espírita e um amigo seu começa a cantar funk o que faz? Lembra que a Casa Espírita é local de encontro com Jesus ou você canta junto com ele?

          Durante a aula de evangelização você brinca, conversa, faz gracinhas, ou você presta atenção e participa da aula, já que a evangelização é a oportunidade de aprender mais sobre nosso amigo, irmão e mestre Jesus?

          Ao final o evangelizando irá contar quantas etiquetas ele tem de BOAS ESCOLHAS, e quantas ele tem de MÁS ESCOLHAS. Se o número de bem proceder for maior que o de mal proceder ele deve colocar sua ovelha junto a Jesus (Usar o boneco de Jesus ou uma gravura, com uma plaquinha “eu sou um bom Pastor”), mas se o número de más escolhas for maior, sua ovelhinha deve ser colada em um cartaz onde estará escrito “dor e sofrimento”. Para finalizar, relembrar as crianças que todas as nossas escolhas possuem uma consequência, conforme a escolha seja boa ou má. E que agora irão conhecer uma história que fala de ovelhas... e que devem prestar bastante atenção para depois contarem para seus pais em casa.

         Segundo momento: Contar a historia: “A ovelhinha Floco”, Coleção Conte Mais vol. 2 – Editora FERGS.

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         Terceiro momento atividade: confecção de máscaras de ovelhas com E.V.A. e algodão. “Somos as ovelhinhas obedientes de Jesus”, durante a confecção ir conversando com as crianças:

          Por que a ovelhinha Floco não gostava de Rex?

          O que ela fazia para aborrecer Rex, e ele se aborrecia?

          O que aconteceu com a ovelhinha Floco, quando ela fugiu pela cerca?

          Quem a salvou?

          O que ela aprendeu com essa lição?.


(Modelo retirado do blog da Tia Jaque)

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          Outra sugestão de atividade é pintar e montar o desenho "Como Jesus fica quando sou obediente..." Clique aqui para ver fotos.

         Quarto momento: relatar que neste sábado as crianças terão um tema, onde cada uma delas receberá uma tabela, para que a cada boa ação, ou sinal de obediência, desenhem um coração no dia da semana correspondente. Lembrar que deverão ser sinceros, não vale mentir! O evangelizador poderá sugerir alguns exemplos a serem avaliados como: participou do Evangelho no Lar, tomou banho no horário, não reclamou de ajudar nas tarefas do lar, ajudou a cuidar do animal de estimação, não brigou com o irmão, fez os temas. Salientando que todos estes exemplos são “Atitudes de Amor”, que é o tema da atividade.

         Na aula seguinte, o evangelizador deve perguntar, carinhosamente, se alguém gostaria de mostrar o tema (desenho com os corações), respeitando aqueles que não quiserem. Para aqueles que não fizeram o tema deverá ser dada uma nova oportunidade para que façam na semana seguinte.

         Clique aqui para ver uma sugestão.

         Subsídios para o evangelizador embasar seus comentários: (Adapatações site Coopere com Jesus, Seara do Mestre, Evangelização espírita, O Evangelho segundo o Espiritismo, O Livro dos Espíritos)

         A obediência e a resignação são virtudes necessárias ao nosso relacionamento no lar, na escola e nas dificuldades de nossas vidas. Devemos sempre lembrar que Deus é quem criou tudo e que devemos ser obedientes as determinações que Ele coloca em nossos caminhos. Respeitando aqueles que Deus, nosso pai, colocou para nos orientar, nossos pais, responsáveis, pessoas mais velhas que nos cuidam, os evangelizadores, os professores.

         Obedecer a nosso pai e nossa mãe, nossos professores, e a todos que devemos respeito não significa sinal de fraqueza ou falta de personalidade, mas sim coragem, desprendimento e compreensão do que é a vida e de nossas necessidades de evolução, é ter a certeza de que sempre temos o que aprender, independente de nossa idade.

         Devemos sempre ouvir com carinho e respeito as orientações repassadas a nós, e acrescentar sempre que necessário a nossa contribuição, como a boa vontade na realização das tarefas. Sinceridade, abnegação...

         Quando obedecemos estamos sendo colaborativos, na tarefa que iremos realizar, com Jesus e com Deus.

         Sendo obedientes estaremos sendo disciplinados e respeitosos as ordens e regras estabelecidas. Elas são fatores indispensáveis á evolução individual e coletiva.

         Ao espírita mais que a qualquer outra pessoa, compete ser disciplinado e ordeiro, afim de ser instrumento de progresso ao meio em que vive e ao mesmo tempo conquistar o seu melhoramento espiritual.

         Prece de encerramento

         Sugestão: Jardim.

         Aula enviada pela evangelizadora Raquel, do Grupo Espírita Amigos de Chico, situado em Santo Ângelo, RS..



         


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