Prece inicial
Primeiro momento:
iniciar a aula contando a história da menina que não queria que a natureza fizesse parte de sua vida. Clique aqui para ver a história.
Segundo momento:
questionar os evangelizandos a respeito da história.
· Como termina a história?
· A personagem da história (Márcia) repensa o papel da natureza em sua vida?
· Perguntar aos evangelizandos se eles conhecem maneiras de cuidar da natureza.
Observação:
o evangelizador pode escrever no quadro as respostas das crianças ou estabelecer um diálogo com elas.
Exemplos citados pelas crianças:
a importância do ar para que exista vida; molhar as plantas; não poluir os rios; não cortar as árvores; não arrancar as flores; não matar/caçar os animais; cuidar dos seus animais de estimação (alimentação, higiene); a importância da seleção do lixo para preservar a natureza e a nossa saúde.
Terceiro momento:
mostrar gravuras da natureza, recortadas de revistas, salientado/louvando/mostrando a beleza da natureza criada por Deus. Lembrar que a natureza é presente de Deus e que é responsabilidade de todos cuidar do meio ambiente.
Sugestão de texto para as crianças colarem no caderno:
Deus criou as plantas, as árvores, as flores, os mares, os rios, os animais; toda a natureza.
As plantas servem como alimento, remédio, renovam o ar que respiramos e embelezam o mundo.
Os animais são importantes para o equilíbrio do planeta; alguns podem ser domesticados e se tornam nossos amigos.
Os seres humanos devem colaborar para a conservação da natureza, preservando as florestas e as plantas, cuidando dos animais, fazendo a seleção do lixo e não poluindo os rios e os mares.
Os animais e as plantas são criações de Deus que devemos respeitar, vivendo em paz e harmonia com a natureza.
Atividade:
distribuir tiras de cartolina ou papel ofício colorido para as crianças desenharem as belezas da natureza.
Clique aqui para ver alguns desenhos das crianças.
Prece de encerramento