Técnica Multiuso – Análise da reencarnação presente


         O evangelizador poderá, para realizar esta técnica, dividir a turma em duas ou mais equipes (se o número de evangelizandos for pequeno, podem ser reunidos em uma só equipe).

         O Evangelizador terá que dividir a sala da seguinte forma:

Inicio Fim
MESA

         Colocar uma mesa no centro da sala, deixando espaço suficiente para que os evangelizandos possam realizar a atividade. No início da técnica, todos os evangelizandos deverão estar em uma das extremidades da mesa (Início). Cada um fará a prova individualmente, sendo que primeiro a realizarão todos os participantes de um grupo, depois de outro, e não aleatoriamente.

         As cinco fases da prova devem estar dispostas em cima da mesa, em ordem.

         Os evangelizandos que forem completando a prova deverão se posicionar na outra extremidade da sala (Fim).

         Somente essas instruções devem ser dadas aos evangelizandos no inicio da atividade.

         As demais instruções estarão escritas no início de cada fase, para que o evangelizando leia individualmente e em silêncio, sem que os outros saibam antecipadamente as regras.

         As fases deverão estar dispostas na mesa da seguinte forma:

Fase 1   Fase 2   Fase 3   Fase 4   Fase 5
         
Instrução 1 Instrução 1 Instrução 1 Instrução 1 Instrução 1

         No inicio, cada evangelizando irá tirar de uma caixinha um papel colorido. (Cada papel terá uma cor que corresponderá a um tempo diferente, que não estará colocado no papel, somente o evangelizador irá saber – esse será o tempo da prova de cada um, e que deverá ser cronometrado pelo evangelizador. Representa o tempo da encarnação, na técnica, tema que também pode ser explorado).

         Fase 1:
         Materiais: colocar diversos livros espíritas. Dentro de alguns deles, colocar papéis (o número suficiente para cada evangelizando pegar um), neles deverá estar escrito virtudes a se desenvolver (ex: humildade, compaixão, paciência...)
         Instrução 1: dentro desses livros há papéis escondidos. Procure um e leve-o contigo.

         Fase 2:
         Materiais: uma caixa com lápis de diversas cores.
         Instrução 2: pegue alguns lápis de sua preferência. Eles acompanhar-lhe-ão até o fim do trajeto.

         Fase 3:
         Materiais: um pedaço pequeno de papel para cada evangelizando.
         Instrução 3: pegue um pedaço de papel e utilize seus instrumentos para trabalhar nele.

         Fase 4:
         Materiais: uma cartolina grande, alguns tubos com tinta guache e pincéis.
         Instrução 4: nesta fase você pode utilizar, além dos seus materiais, tintas para fazer seu trabalho nesse papel maior.

         Fase 5:
         Não é necessário nenhum material, apenas a instrução.
         Instrução 5: você desencarnou. Vá para o fim da prova.

         Em qualquer ponto que o evangelizando estiver na prova, se terminar seu tempo o evangelizador deverá dizer para que ele vá para a fase 5.

         Depois que todos cumpriram a prova, partir para a reflexão, explicando que:

         - A fase 1 representa o que na vida podemos lograr através do estudo, e que continua conosco até depois do desencarne. O que conquistamos? Esforçamo-nos por conseguir o máximo na primeira fase?

         - A fase 2 representa todos os instrumentos que temos para operar em nossa vida: saúde, que nos permite trabalhar; vontade; determinação... Quantos instrumentos diferentes pegamos? Procuramos pegar os melhores?

         - O papel pequeno encontrado na terceira fase representa nossa vida.
         Utilizamos bem nossos instrumentos para pintar nossa vida? Dedicamo-nos a fazê-lo?

         - O papel maior encontrado na quarta fase representa o social.
         Como está a nossa comunidade? (Nas diversas vezes que essa técnica foi aplicada, este papel permaneceu em branco). Refletir a respeito do que fizemos pelo bem comum.

         Essa técnica pode envolver reflexões como: reencarnação, lei de evolução, lei de causa e efeito, o quanto nos esforçamos por aprender, por colocar em prática o que aprendemos, se utilizamos o que sabemos e o que temos nas mãos para melhorar nossa vida, o quanto cooperamos para o bem da coletividade, como empregamos o tempo que temos nesta vida. Não sabemos quanto tempo viveremos, por isso é melhor não deixar nada para depois... e outros temas que surgirem.





         

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