Missão do Espiritismo




         Objetivo da aula: conscientizar os evangelizandos de que o Espiritismo tem como missão completar e nos ensinar de forma mais clara o que Jesus já havia ensinado há mais de 2000 anos atrás. E assim como Jesus, não veio contrariar a lei, e sim auxiliar-nos a cumpri-la.

         Prece inicial

         Primeiro momento: retrospectiva.
          Quem foi Moises? Qual sua missão?
         Moisés viveu muitos antes de Jesus e foi enviado por Deus para ensinar ao povo hebreu a importância da crença em um Deus único. Ele recebeu os 10 Mandamentos no Monte Sinai.

          Quem foi Jesus e o que veio ensinar? O que prometeu?
         Jesus foi enviado por Deus para nos ensinar e exemplificar, através do seu exemplo de vida, as leis divinas. Ele prometeu que no futuro enviaria o Consolador, uma nova oportunidade para aqueles que não conseguiram entender, nem colocar em pratica os seus ensinamentos.

          O que é o Espiritismo? Quem faz esses ensinamentos?
         É o Consolador prometido por Jesus, a nova oportunidade prometida pelo Mestre. Os ensinamentos são enviados pelos Espíritos, através de inúmeros intermediários.

          Qual sua missão?
         O Espiritismo visa à transformação moral do Espírito através das suas atitudes no Bem, para que ele evolua, rumo à felicidade e à perfeição.

         Segundo momento: exposição dialogada.

         O Espiritismo tem como missão, completar e ensinar de forma mais clara o que Jesus já havia ensinado há cerca de dois mil anos atrás, explicando muitas coisas que o Mestre não pôde explicar a seu tempo e relembrar os ensinamentos dele na sua pureza e simplicidade originais, revelando o verdadeiro sentido do Evangelho de Jesus: FAZER O BEM.

         O Espiritismo não é apenas uma religião cristã. O Espiritismo é mais que isso: é o próprio Cristianismo que volta, através do Espírito de Verdade, na sua pureza, simplicidade e pujança original.

         O Espiritismo é uma voz maravilhosa que fala em todas as línguas, de modo que possam compreendê-lo; aos sábios fala a PALAVRA DA CIÊNCIA, aos pequeninos e humildes a PALAVRA DO AMOR.

         O Espiritismo veio trazer de volta aquela religião dinâmica, voltada ao estudo, ao esforço de renovação interior, ao serviço em favor do próximo. Ele esclarece que não devemos praticar rituais, oferendas, rezas, ladainhas, liturgias, nem usar paramentos (enfeites), roupas especiais, fumaça, bebidas, velas, ou quaisquer objetos de culto.

         O Espiritismo não é apenas uma religião cristã, mas ela nos aproxima dos ensinamentos e dos exemplos de Jesus. Nem poderia deixar de sê-lo, pois que veio cumprir a promessa de Jesus: "Mas aquele Consolador que o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito." (Jo, 14: 26).

         Terceiro momento - perguntar:

         Qual deve ser nossa atitude perante a missão do Espiritismo?

         Estudar o Espiritismo e praticá-lo em nosso dia-a-dia.

         Seja quem for, encontrará no Espiritismo o que não encontra em parte alguma, em nenhum colégio, em nenhuma academia, nenhuma igreja, e assim se orientará no mundo de incertezas em que se acha.

         O Espiritismo é um laço que une os Espíritos, ligando-os todos a Deus.

         Tomemos parte nesta assembléia, nesta escola, revestidos de boas intenções, com o desejo de nos instruirmos. Assim, estaremos sob a orientação dos bons Espíritos que dirigem este movimento de espiritualização humana.

         Quarto momento: contar A Parábola da Ovelha Desgarrada.

         Quinto momento: fazer as perguntas abaixo relacionadas:

         01 – Em que situações somos iguais à ovelha desgarrada? Quando nos achamos autossuficientes, não necessitando de ninguém para nos guiar; quando queremos além do que precisamos para viver; quando adquirimos vícios: comer gulosamente, desejar tudo o que vemos, etc...

         02 – Porque assim como as ovelhas nós também precisamos de um pastor? Às vezes, as pessoas enfrentam grandes problemas na vida e precisam de ajuda de alguém forte e sábio.

         03 – Que tipo de pastor vocês acham que as ovelhas gostariam de ter? Alguém paciente, forte, corajoso e que saiba onde há alimentos.

         04 – Que tipo de pastor vocês gostariam de ter? Alguém que nos compreenda e cuide de nós; alguém a quem possamos recorrer quando estivermos em dificuldades.

         05 – O Espiritismo nos fala de alguém que quer ser nosso bom pastor. Quem sabe me dizer o nome dele? Jesus.

         Sexto momento: análise da parábola.

         Às vezes as pessoas ficam doentes e precisam de ajuda; enfrentam grandes problemas na vida e precisam de auxílio de alguém paciente, forte, sábio, corajoso e que saiba conduzir por caminhos onde se pode encontrar entendimento e fortaleza nas dificuldades. Também deve ser alguém que compreenda e cuide de nós, alguém a quem possamos recorrer quando estivermos em dificuldades.

         O Espiritismo há seu tempo, veio com a missão de nos conduzir ao reduto de nosso bom pastor: JESUS.

         A Parábola nos mostra que, longe do Divino Pastor, nós só podemos encontrar sofrimento, perigos, miséria e morte. Mas, se seguirmos os ensinamentos da Doutrina Espírita, não só daremos alegria ao nosso Bom Pastor Jesus, como também a Deus, nosso Pai. Também todos os nossos Amigos e Benfeitores Espirituais se alegrarão imensamente.

         Sétimo momento: aplicar a dinamica A Ovelha Perdida.

         Oitavo momento - indagar:

01 – Como vocês se sentiram tentando encontrar o aprisco?

02 – Como vocês se sentiram quando o pastor veio ajudar?

03 – De que forma o Espiritismo se assemelha a um pastor de ovelhas para nós? Ele nos direciona ao caminho do bem, nos consola, anima, conforta e nos dá esperança através dos ensinamentos de Jesus.

04 – O que devemos fazer para sermos uma ovelha do rebanho de Jesus? Estudar o Espiritismo e vivenciá-lo na prática do nosso dia-a-dia, ou seja: conhecer os ensinamentos de Jesus através do estudo do Espiritismo e vivenciá-lo, assim como as ovelhas reconhecem a voz do seu pastor, seguindo-o.

         Nono momento: conclusão do estudo.

         Para conhecer as leis de Deus, é preciso estudá-las. Mas uma só existência é insuficiente para que a gente as entenda. As leis de Deus estão em nossa consciência, mas precisamos lembrar e entendê-las.

         Deus, em todos os tempos, mandou homens sábios com a missão de nos mostrar suas leis. São Espíritos superiores que, também, podem ser chamados de profetas.

         O verdadeiro profeta é um homem de bem, inspirado por Deus. Ele pode ser reconhecido tanto por suas palavras quanto por suas ações. O mais perfeito ser enviado por Deus foi Jesus.

         Os Espíritos nos ajudam a compreender as leis de Deus, com uma linguagem apropriada aos nossos dias através do estudo da Doutrina Espírita.

         Prece de encerramento

         Sugestão: terceiro ciclo e Juventude.

         Sugestão de aula enviada pela evangelizadora Sandra Ramos Medeiros, Centro Espírita Fé, Amor e Caridade - Campo Grande/MS.



         

[Dinâmicas]    |    [Imprimir]